Publicado em 02/06/2021 às 16:07, Atualizado em 02/06/2021 às 20:08
Adaptação física das unidades e a implantação de 16 protocolos buscam garantir a proteção das equipes
A saúde e o bem-estar de todos que fazem parte do dia a dia da Adecoagro são fundamentais, sejam colaboradores, familiares, fornecedores, parceiros, clientes e comunidade em geral, pois ‘Cuidar da Nossa Gente’ é uma premissa de todo o negócio.
No último ano, a atenção aos cuidados com saúde e segurança ganhou ainda mais protagonismo dentro das unidades da Companhia, que realizou a rápida implementação de protocolos de biossegurança para o enfrentamento da pandemia e adaptou toda sua operação.
Uma médica infectologista é responsável pela revisão periódica das normas e rotinas técnico-operacionais do Plano de Biossegurança Local, em total sinergia com as equipes de Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida da empresa.
Cuidados com os colaboradores
Além da adequação física dos ambientes, com a demarcação do solo para indicar a distância segura, a instalação de câmeras de monitoramento nos restaurantes, ônibus e áreas de vivência, totens de álcool em gel com acionamento via pedal e torneiras com sensores, a Companhia intensificou a higienização completa de seus prédios administrativos, recepções, áreas de vivência, restaurantes industriais, veículos de transporte pessoal, veículos leves, pesados e máquinas agrícolas.
As equipes de campo são monitoradas e munidas de informações periódicas para sensibilização quanto aos protocolos de cuidado. Todos os colaboradores receberam um kit com máscaras reutilizáveis e um porta-máscaras. Nas áreas de vivência, houve a reorganização dos móveis, resultando na ampliação do espaço entre eles. Portas e janelas são mantidas abertas para garantir a circulação de ar.
A empresa, que adotou o sistema de home office para as funções administrativas, reduzindo a movimentação de pessoas em suas instalações, também passou a priorizar a utilização de plataformas on-line para promover a educação à distância, quando passível de realização. Para os trabalhos e reuniões que necessitam ser realizados presencialmente, a Adecoagro, com o auxílio da infectologista e da equipe de Saúde e Segurança, estabeleceu protocolos e monitora as ocupações máximas de todos os ambientes.
Também foram adotadas medidas de suporte social aos colaboradores que têm seus filhos com aulas suspensas neste período de prevenção e atenção especial aos colaboradores inseridos em grupos de risco com o afastamento imediato, assim como sistema de home office para gestantes, colaboradores com doenças crônicas e com mais de 60 anos.
O incentivo ao autocuidado e a adoção de hábitos que podem prevenir a doença contam com suporte de ações de sensibilização e materiais de comunicação sobre o assunto, compartilhados pelos diversos canais de comunicação da empresa, como murais, pautas de comunicação direta, e-mail, WhatsApp e, especialmente, a rede social interna que conecta quase 5 mil colaboradores, o Adecoapp. Os colaboradores podem utilizar o canal de relatos da empresa para reportar qualquer dúvida, sugestão ou comentário sobre o tema, além de receber informações necessárias para garantir a execução dos protocolos internos.
Cuidados com a comunidade
Atividade essencial e responsável por suprir necessidades inadiáveis da sociedade, com a produção de alimentos, combustível e energia, a Adecoagro ampliou sua atuação para contribuir com a produção e com o fornecimento de insumos para combater a pandemia, utilizados em serviços essenciais como os de assistência à saúde para atenderem as demandas da população de forma rápida, segura e eficiente.
Ao longo deste um ano e três meses, a Adecoagro fortaleceu seu vínculo com as comunidades em que está inserida e investiu em diversas iniciativas de apoio aos municípios da área de influência direta tanto em Minas Gerais quanto no Mato Grosso do Sul, com a doação de mais de mais de 100 mil litros de etanol para assepsia dos serviços de saúde, aquisição de testes de COVID, insumos, móveis e equipamentos hospitalares, incluindo quatro ventiladores pulmonares para ajudar a salvar vidas nas cidades de Angélica e Ivinhema/MS.
“O cenário atípico se estendeu muito além do que prevíamos em 2020 e não mediremos esforços para definir e implementar medidas que minimizem os efeitos negativos desta pandemia para as pessoas e para o negócio, preservando os postos de trabalho e oferecendo as condições para que nossos colaboradores continuem gerando renda e cuidando de suas famílias. Fazemos isto de forma incansável e continuaremos a fazer até o limite de nossa capacidade. Todos estão engajados para cumprir as ações definidas para transpormos este momento delicado”, finaliza Renato Junqueira Santos Pereira, VP Açúcar, Etanol e Energia da Adecoagro no Brasil.
Sobre a Adecoagro
Com sede em Luxemburgo e acionistas em todo o mundo, a Adecoagro (NYSE: AGRO) é um dos principais produtores de alimentos e energia renovável da América do Sul, presente em três países. No Brasil desde 2004, a Companhia atua na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica com três unidades industriais: Usina Monte Alegre (MG) e o cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Juntas, elas possuem capacidade de moagem de 14,2 milhões de toneladas de cana por safra. Reunindo cerca de 6.500 colaboradores no Brasil (outubro de 2020), a Adecoagro caracteriza-se por um modelo de baixo custo de produção, alta flexibilidade e processos inovadores, sendo reconhecida como uma das mais competitivas do segmento sucroenergético mundial.