Publicado em 25/01/2020 às 11:46, Atualizado em 25/01/2020 às 15:52

Vale do Ivinhema - Taquarussu começa a monitorar berçários do Papagaio Verdadeiro

Da Redação, Ivi Hoje, PMA
Cb image default

O município de Taqurussu, começou essa semana a desenvolver um projeto visando o monitoramento dos berçários naturais do Papagaio Verdadeiro junto a natureza.

Conforme a Secretária do Meio Ambiente e Turismo da Prefeitura local, Ludimila Costa Soares, a princípio vão ser monitorado duas regiões. A ação é desenvolvida em parceria com o Projeto Papagaio Verdadeiro. As região escolhidas nesta primeira fase, foram a região do Tranchão e Recando, localizados na zona rural do município, rica em biodiversidade e opção para as aves de vida livre.

Cb image default
Biólogos vistoriam cavidades em coqueiros, locais bastante escolhidos pelas aves para a reprodução de filhotes.

Comunidade

Além disso, o projeto de monitoramento também começou a trabalhar com moradores que residente dentro das Unidades de Conservação local.

Tais como moradores da Área de Proteção Ambiental das Ilhas e Várzeas do Rio Paraná – (APAIVRP).

E o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema – PEVRI e Estação Ecológica Veredas Taquarussu – EEVT).

Monitoramento

O projeto está se antecipando a época certa da reprodução, com visitação a campo e checagem de locais potencialmente escolhidos pelas aves para a reprodução.

Foram catalogados inúmeras árvores, tocos cavidades de árvores (coqueiros ou não) que costumam ser utilizadas como ninhos pelos papagaios-verdadeiros.

E desta forma, na época de reprodução destas aves, fica mais fácil a fiscalização por parte do projeto, contra os traficantes de aves.

Proteção

Taquarussu já atua a vários anos em parceria com as autoridades na proteção da fauna e da flora. Mas existe a necessidade de atuar com mais foco junto a essa espécie ameaçada de extinção.

Os traficantes de aves silvestre lucram muito com o contrabando de filhotes do Papagaio Verdadeiro.

Cb image default
Projeto de proteção ao Papagaio Verdadeiro alerta que em Taquarussu até ovos das aves estão sendo alvo dos contrabandistas e serão protegidos (Foto: Projeto Papagaio Verdadeiro)

E a cada dia o crime se aperfeiçoa mais. Como por exemplo agora não é só filhotes, mas também os ovos das aves. Um crime ambiental que caso não tenha uma fiscalização envolvendo além da Polícia a comunidade, não é o suficiente, diz Ludimila Soares.

Trabalho

A Secretária informou que essa semana, apesar da chuva, os trabalham se iniciaram. E foram percorrido diversas propriedades localizadas na região do Recanto e Tranchão.

Essa região possui grande potencial para reprodução dos papagaios um verdadeiro berçário, diz a secretária.

Esses pontos, serão revisitados no segundo semestre de 2020. E assim, as duas regiões passam a ser monitorada constantemente, principalmente na época de reprodução.

Projeto

O projeto teve início em Taquarussu, sob a supervisão direta da secretária Ludimila, com o apoio do Biólogo. Caio Vinicius Prates e a Bióloga. Amanda Nobre. Além destes servidores ligados a pasta, também estiveram a campo se empenhando pelo projeto, seu do senhor Jairo e Zico.