‘Lua de Sangue’: eclipse lunar mais longo do ano ocorre neste domingo

Com 82 minutos de duração, fenômeno estará visível em algumas regiões do mundo

Cb image default
Em março, 'Lua de Sangue' atingiu seu ápice às 3h09, horário de MS. (Fotos: Wilmar Carrilho)

Um dos espetáculos astronômicos mais aguardados do ano, a “Lua de Sangue” ocorrerá entre os dias 7 e 8 de setembro. Considerado o eclipse lunar mais longo de 2025, o evento terá 82 minutos de duração, das 14h30 às 15h52 (horário de Brasília).

Apesar do céu ser o palco principal, a estrela da noite não estará visível a todos. Quem estiver na Europa, África, Austrália e Nova Zelândia terá o privilégio de acompanhar o fenômeno a olho nu, sem a necessidade de equipamentos especiais.

Os brasileiros, por outro lado, não terão a mesma sorte. De toda forma, para aqueles que quiserem acompanhar o espetáculo, ocorrerá uma transmissão ao vivo pelo canal do Observatório Nacional, no YouTube. A exibição terá início no domingo (7), às 12h.

‘Lua de Sangue’

O eclipse lunar total ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o satélite natural. A luz do sol atravessa a atmosfera terrestre e filtra os tons azulados, deixando passar apenas os avermelhados.

Diferentemente do eclipse solar, este não oferece risco à visão e basta procurar um local aberto, com baixa poluição luminosa. A visão a olho nu é possível nos países citados, mas binóculos ou telescópios podem realçar detalhes.

Pico das ε-Perseidas

Dois dias após a Lua Cheia, as Épsilon Perseidas devem atingir o pico na terça-feira (9). A luz projetada pelo fenômeno vai apagar quase todos os meteoros menos brilhantes. Para visualizar algumas estrelas cadentes, vale a pena tentar bloquear a luz com algum obstáculo, como um prédio ou uma árvore.

Calendário Lunar

7 de setembro: Lua de Sangue e eclipse lunar total;

8 de setembro: Lua próxima de Saturno;

9 de setembro: Pico das ε-Perseidas;

16 de setembro: Lua próxima de Júpiter;

28 de setembro: Lua próxima de Marte.

Para observar os fenômenos no céu, procure um lugar com pouca luz, afastado da iluminação pública, direcione o olhar para longe da lua e tenha paciência. Não é necessário usar telescópio ou binóculos, basta deixar seus olhos se adaptarem ao escuro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.