Mato Grosso do Sul exportou mais de 1 bilhão de ovos e a tendência é aumentar

Nos três primeiros meses deste ano, os Estados Unidos já consumiram 40% do volume comprado em 2024

Cb image default
Os municípios de Terenos e Ivinhema concentram quase dois terços da produção estadual.

As granjas de Mato Grosso do Sul produziram mais de 1,1 bilhão de ovos em 2023, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os municípios de Terenos e Ivinhema concentram quase dois terços da produção estadual.

O principal destaque são os envios para os Estados Unidos, que dobraram as compras em um ano. Foram 1,1 milhão de quilos exportados em 2023 e mais de 2 milhões no ano seguinte. Só no primeiro trimestre de 2025, já são 840 mil quilos enviados - cerca de 40% do que foi consumido no passado.

A gripe aviária nos EUA, que eliminou mais de 120 milhões de aves, fez disparar as importações da proteína. O Brasil se tornou o principal fornecedor norte-americano neste ano, com alta de 346% nas vendas. Também compram ovos de MS países como Chile, Colômbia e Filipinas.

De acordo com a estimativa da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), há motivos e espaço para o setor crescer, pois as duas empresas produtoras preveem aumento na produção a curto prazo. Também existem projetos de expansão de aviários que, dependendo da demanda, estimulam os produtores a responder ao mercado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.