Estado irá pagar R$ 5 mil por deixar homem preso por quase 2 anos a mais

Homem que cumpre detenção em Coxim teve pena aumentada por erro no cálculo total da condenação

Cb image default
Fachada de um dos prédios da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, com fila de pessoas aguardando atendimento (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul ganhou a ação de indenização contra o Estado por ter deixado um homem preso de forma irregular durante 1 ano e 7 meses, em Coxim..

O preso irá receber R$ 5 mil por danos morais. O detento contou com o trabalho do defensor público, Cristiano Ronchi Lobo, para conseguir o direito de indenização.

O homem foi condenado a cumprir penas privativas de liberdade em 5 anos e 4 meses de reclusão e 2 anos e 7 meses de reclusão, respectivamente, totalizando uma pena de 7 anos e 11 meses.

Porém, o cálculo da pena total a ser cumprida estava incorreto, sendo erroneamente registrado como 10 anos e 8 meses.

"O relatório da situação processual executória do assistido encontrava-se completamente equivocado, tanto em razão da quantidade de pena quanto da data base para a progressão do regime de cumprimento", detalhou o defensor.

Após a verificação dos fatos, o homem teve a progressão do regime de pena para o semiaberto, 1 ano e 7 meses depois da data em que efetivamente lhe era de direito.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.