Família quer exumação de idoso por questionar teste positivo de covid em MS

Causa da morte de Querino Conceição foi infecção generalizada, segundo hospital, mas vírus estava presente

Cb image default
Quadra do cemitério Jardim da Paz onde foi sepultado o corpo de Querino. (Foto: Henrique Kawaminami)

A família de Querino Antônio da Conceição, de 81 anos, que morreu no dia 30, terça-feira, na Santa Casa de Campo Grande, insiste na Justiça para ter a contraprova do exame que detectou a presença do coronavírus no idoso. Ele já havia tomado as duas doses da vacina contra a covid-19, duas semanas antes de ser internado.

Segundo o hospital, ele morreu em decorrência de uma infecção generalizada, derivada de ferimento no pé provocado pela diabetes. Além disso, tinha sintomas de covid-19 e por isso foi feito o exame, cujo resultado só saiu depois da morte.

O sepultamento do corpo de Querino foi feito na quarta-feira à tarde, depois de ser adiado e razão do questionamento dos filhos em relação ao teste para covid. Como não houve autorização de contraprova antes do enterro, e o protocolo para pessoas positivas exige que o funeral seja feito logo, foi feita uma emenda ao mandado judicial impetrado pelos advogados da família. No texto, é esclarecido que agora, o interessa pela exumação do cadáver.

Ao Campo Grande News, o filho de Querino, Antônio Conceição, 58 anos, informou que a pergunta que a família quer responder é sobre a acusa da morte. “Foi ou não covid”, pergunta.

O histórico do paciente indica que houve recomendação de amputação da perna por causa de ferimento no pé, porém os filhos não aceitaram, alegando que essa era a vontade do pai.

Duas doses - O comprovante de vacinação contra a covid-19, nos dias 12 de fevereiro e 13 de março, foi anexado ao pedido judicial, ainda não apreciado pelo juiz Ariovaldo Nantes da Silva, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

A Santa Casa informou que a causa da morte foi a infecção derivada da diabetes descontrolada, que provocou ferimento no pé.

Sobre o pedido da família de contraprova, o hospital informou que só vai se manifestar quando houver comunicação oficial da Justiça.

Sobre a vacina, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) informou que o prazo para que a pessoa seja considerada imunizada contra a covid, após as duas doses, é de pelo menos 14 dias. Segundo o órgão, esse episódio específico demandaria investigação mais aprofundada para um posicionamento decisivo.

Querino foi sepultado no cemitério Jardim da Paz, na saída para Sidrolândia.

Créditos: CampoGrandeNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.