MS registra primeiro caso de influenza aviária em criação doméstica

Vírus foi detectado em uma galinha na cidade de Bonito, interior do Estado

Cb image default
Caso foi detectado em galinha doméstica (Foto: Marcos Maluf)

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) confirmou nesta segunda-feira (18) a presença do vírus da IAAP - H5N1 (Influenza Aviária de Alta Patogenicidade) em uma criação de aves domésticas de subsistência em Bonito.

Trata-se do primeiro foco da doença registrado em Mato Grosso do Sul e o terceiro em aves de subsistência em todo o Brasil. Com a confirmação, o total de focos de influenza aviária confirmados no Brasil sobe para 103, sendo 100 em aves silvestres e 3 de aves de subsistência.

As medidas sanitárias estão sendo aplicadas pelo Serviço Veterinário Oficial para contenção e erradicação do foco, bem como estão sendo intensificadas as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Conforme o Mapa, não há estabelecimentos avícolas industriais nas áreas de risco epidemiológico ao redor do foco.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o novo foco do vírus será incluído ainda na data de hoje no painel de monitoramento do Ministério. Os municípios de Anastácio, Miranda, Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso e Ribas do Rio Pardo registraram suspeitas de casos já descartados pelo Mapa.

Cabe destacar que a ocorrência do foco confirmado de influenza aviária em aves de subsistência não traz restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, e o consumo e a exportação de produtos avícolas permanecem seguros.

Aviso - O Mapa segue alerta a população para que não recolham as aves doentes ou mortas e acionem o serviço veterinário mais próximo para evitar que a doença se espalhe.

Credito CampoGrandeNews

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.