Com investimento de R$ 488 milhões, Usina de Ivinhema é inaugurada

A produção de etanol deve chegar a 2,35 bilhões de litros, com um crescimento de 22,8% em relação ao ciclo de produção 2012/2013

Com investimentos de R$ 488 milhões, foi inaugurada nesta sexta-feira (24) a Usina Ivinhema, do grupo Adecoagro, a 282 quilômetros de Campo Grande. A empresa é a 24ª usina a entrar em operação no Estado, com previsão de gerar 5 mil empregos diretos. Imediatamente, 3,7 mil pessoas começam a trabalhar na nova aindústria e outros 1,3 mil devem ser incorporados durante a operação.

Participaram da inauguração o governador André Puccinelli (PMDB), o senador Waldemir Moka (PMDB), deputado Geraldo Resende (PMDB), Sérgio Longen, presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), o presidente da Biosul (Associação dos Produtores Bionergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda.

De acordo com o diretor internacional do grupo Adecoagro, Marian Bosch, a empresa é líder na América do Sul, com 238 mil hectares e instalações industriais distribuídas pelo Brasil, Argentina e Uruguai, com produção de 1 milhão de toneladas de produtos agrícolas.

A usina de Ivinhema foi financiada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e inclui uma unidade de geração de energia elétrica com capacidade de 120 megawatts e linha de transmissão.

Segundo a direção da empresa, a unidade tem capacidade de moagem de 2 milhões de toneladas de cana nesta primeira fase de implantação. A previsão é de atingir 6 milhões de toneladas, que, somada à unidade de Angélica, somará 10 milhões de toneladas por safra.

Lançada em 2011, a Ivinhema recebeu pessoal treinado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).De acordo com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, foram oferecidos 14 cursos, 3 deles de nível técnico, dois deles exclusivamente para o grupo Adecoagro. Este ano, serão oferecidas 1.334 vagas em 13 cursos.

Para Roberto Hollanda, MS já um polo sucroenergético brasileiro e a inauguração da usina marca abertura da safra 2013/2014. A expectativa é de que este ano a moagem de cana suba 18,3% na comparação com o ano passado, num total de 44,1 milhões de toneladas.

A produção de etanol deve chegar a 2,35 bilhões de litros, com um crescimento de 22,8% em relação ao ciclo de produção 2012/2013.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.