COMDEMA e IVIBIO visitam local de processamento de resíduos sólidos em Ivinhema

Cb image default

Membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), da Associação do Vale do Ivinhema para Proteção da Biodiversidade (IVIBIO) e voluntários realizaram, na tarde de sábado, dia 24 de abril, uma visita técnica à área onde ocorre a deposição dos resíduos sólidos do município até que sejam transportados para Dourados.

No local, há obras iniciadas em outras gestões que previam o funcionamento de um Aterro Sanitário e de uma UPL, Unidade de Processamento  de Lixo. Foi possível observar que a infraestrutura da UPL está praticamente pronta, mas as obras do Aterro não foram concluídas e mostram sinais de deterioração. Embora não houvesse representantes da administração no local durante a visita por incompatibilidade de agenda, o Secretário de Obras e o Diretor da FUMATUR foram informados e colocaram-se à disposição para atender o grupo.

Cb image default
Edmara Pelaquim, Ademir Pigosso, Glaucia Almeida de Morais, Sioneia Alves, Osmar Pokrevvieski, Maria Luiza, e Raphael Matos.

Após a visita, os membros do COMDEMA e da IVIBIO acreditam que a UPL poderia ser colocada em funcionamento, juntamente com a realização de ações de sensibilização da população ivinhemense para a implantação da coleta seletiva, visto que uma ação depende da outra.

A ativação da UPL levará à redução da quantidade de resíduos destinados ao Aterro Sanitário, prolongando a sua vida útil, minimizando os impactos ao meio ambiente, além de reduzir os gastos com o transporte de resíduos pela empresa Oca Ambiental até a cidade de Dourados.

O COMDEMA encaminhará, aos gestores municipais, um Relatório da visita com as sugestões levantadas e com as dúvidas emanadas pelos membros, especialmente quanto à existência de previsão para o término da obra.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.