Em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro (2 de julho), o Corpo de Bombeiros Militar em Ivinhema estará promovendo a Semana Nacional de Prevenção contra Incêndio e Pânico, que acontecerá do dia 02 de julho ao dia 07 de julho de 2017 com as seguintes atividades:
– No dia 02 de julho, às seis horas da manhã, será realizada a “alvorada festiva”, tradicional desfile de viaturas da Corporação pelas ruas da cidade, com sirenes e giroflex ligados.
– Nos dias 03, 04 e 05 de julho haverá visitas dos alunos das escolas do município de Ivinhema na sede do Corpo de Bombeiros em Ivinhema, onde conhecerão toda estrutura da unidade, receberão palestras educativas e, em seguida, será ofertado um delicioso lanche para os jovens.
– No dia 05 julho haverá, a partir das sete horas da noite, uma solenidade no auditório da UEMS em comemoração ao Dia do Bombeiro e premiação do 2º Concurso de Poesia organizado pelos militares, com entrega de premiação aos vencedores do concurso e leitura dos poemas finalistas (evento aberto a toda população).
– No dia 06 de julho haverá exposição das novas viaturas e dos novos materiais recebidos pelos bombeiros neste ano. O evento será realizado na Feira da Lua, na Praça Nelito Camara, a partir das sete horas da noite. Também haverá distribuição de panfletos educativos (evento aberto a toda população).
– E, para fechar as atividades programadas, no dia 07 de julho será realizado um desafio de futebol de salão entre os militares da unidade e ,logo após, haverá uma confraternização entre os militares encerrando a semana Nacional do Bombeiro.
Dia do Bombeiro Militar
No dia 02 de julho comemora-se o dia Nacional do Bombeiro, data em que o imperador Dom Pedro II instituiu o primeiro Corpo de Bombeiros do Brasil, o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, no Rio de Janeiro, no ano de 1856. Por essa iniciativa, o imperador tornou-se o patrono de todos os corpos de bombeiros do país.
A data foi instituída como Dia Nacional do Bombeiro em 1954 por meio do Decreto Federal Número 35.309 assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, que instituiu a homenagem em função das demonstrações populares de apreço pelos profissionais em razão das constantes provas de valor e bravura dos integrantes destas Corporações. A escolha da data deu-se em razão da criação em 2 de julho de 1856, através do Decreto Imperial Número 755 pelo Imperador Dom Pedro II, do Corpo de Bombeiros Provisórios da Corte – embrião do serviço de bombeiro e das Corporações de todo o país.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.