A prefeitura de Ivinhema, por meio da secretaria de Educação, em parceria com Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, e Governo do Estado, lançaram pelo segundo ano consecutivo o Programa Agrinho em Ivinhema, a reunião foi realizada no sábado (01) na escola Sideney Carlos Costa.
A secretária de Educação, Cida Maia, explicou que o programa é realizado a nível nacional e desenvolve temas muito interessantes para o desenvolvimento das crianças.
”Desde o ano passado já estamos trabalhando em parceria com o Agrinho, e este ano queremos abranger o maior número de professores. O programa traz valores de família, a valorização do homem do campo, a questão da sexualidade, do trabalho em equipe e da rotina do homem do campo, e certamente vem somar para todos os professores com aulas mais atrativas e conteúdos específicos de nosso Estado”, completou Cida Maia.
A coordenadora do programa Agrinho, Elizete Nunes, falou sobre a experiência de estar presente em Ivinhema e Novo Horizonte do Sul pelo segundo ano administrando o programa.
“Temos muito orgulho de participar desse projeto, pois vemos o resultado no dia-a-dia das crianças. O programa Agrinho é de responsabilidade social do Senar, e visa o despertar da consciência da cidadania, do cuidado com o meio ambiente, e que vê na tecnologia a sustentabilidade da população como um todo, o foco do programa é na conexão do campo com a cidade, sabemos que há uma discriminação com homem do campo, e uma desconexão do meio rural com meio urbano, e o programa veio para unir essas áreas que são dependentes uma da outra”, completou a coordenadora.
O planejamento é de que para Ivinhema tenha adesão de 100% das escolas, tanto estaduais quanto municipais. O material utilizado tem referencias com a economia, cultura, artistas e meio ambiente de Mato Grosso do Sul.
O tema do concurso Agrinho em 2017 será “Cultivando Saúde e Colhendo Qualidade de Vida”, e nesse sentido todos os envolvidos com o projeto em Ivinhema e Novo Horizonte do Sul esperam que os alunos produzam trabalhos e saiam vencedores em algumas categorias.
Segundo a presidente do Sindicato Rural de Ivinhema e Novo Horizonte do Sul, Edy Tarrafel essas parcerias promovem melhorias em todos os processos educacionais, e no relacionamento das crianças da cidade com os colegas que vivem no campo.
“Estamos apostando em um programa que vai beneficiar crianças, escolas, e famílias, trazendo novidades para Ivinhema e para Novo Horizonte do Sul. O programa é muito específico e completamente voltado a nossa região.
O material foi desenvolvido por artistas sul-mato-grossenses e isso faz com que os alunos se aproximem ainda mais. Abordamos temas como ética, saúde, alimentação, produção de alimentos, preservação ambiental e sexualidade, são alguns dos temas apresentados e todos ganham com isso, alunos, escolas e municípios”, finalizou Edy Tarrafel.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.