Energisa busca parceria com prefeituras da região sul de MS para podas de árvores

Medida visa minimizar riscos nos períodos chuvosos, em que temporais são frequentes

Cb image default

Para minimizar os riscos de interrupção no fornecimento de energia elétrica no período de chuva, a Energisa busca parceria das prefeituras da região sul de Mato Grosso do Sul para agilizar a poda de árvores.

Apesar da responsabilidade pela poda das árvores ser das administrações municipais, a concessionária tem focado na prevenção e, por isso, auxiliado na execução do serviço em áreas com eventuais impactos de proximidades das redes elétricas.

Durante os temporais que atingiram Mato Grosso do Sul em outubro de 2021, quase 80% dos casos de interrupção do fornecimento de energia foram causados por árvores que caíram em cima da fiação elétrica. A intenção, agora, é evitar que casos semelhantes ocorram novamente.

Cb image default

“A nossa intenção é prevenir a queda de energia nos momentos de tempestade. Temos um clima severo. O que aconteceu em outubro foi algo nunca registrado em Mato Grosso do Sul, mas precisamos preparar o Estado, pois frentes frias e tempestades são características da região”, afirma o diretor-presidente da Energisa em Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes.

Vinhaes explica, ainda, que o trabalho será executado a quatro mãos, totalmente em parceria com os municípios. Além da poda, também haverá substituição das árvores consideradas inadequadas.

Cb image default

“Quando as árvores forem inadequadas para o convívio com a rede elétrica, vamos fazer a substituição. Temos uma legislação federal, hoje, que proíbe o plantio de espécies de elevado porte debaixo de linhas de distribuição e transmissão, justamente porque, futuramente, podem comprometer o fornecimento de energia elétrica”, afirma.

A decisão da concessionária de apoiar as prefeituras no trabalho foi tomada a partir do exemplo do município de Bonito, onde a readequação da arborização é acompanhada há vários anos pela Energisa.

“Bonito teve um impacto menor com as tempestades do ano passado. Apesar de ser atingido pela severidade climática, as pessoas nas áreas urbanas, não ficaram sem energia, pois as árvores estão adequadas para o convívio com a rede elétrica. O que houve foram apenas questões pontuais, mas, em geral, o município se saiu muito bem”, pontua Vinhaes.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.