'Fuga no céu': Após pane seca forças policiais realiza apreensão de drogas em aeronave na região de Ivinhema

Ex vice prefeito e ex-presidente da Câmara de Ponta Porã foi preso com meia tonelada de cocaína

Cb image default
Apreensão das duas ações deste domingo representam prejuízo mínimo de R$ 16,5 milhões ao narcotráfico.

O piloto Nélio Alves de Oliveira de 70 anos e o copiloto Júlio Cesar Lima Benitez, de 41 anos, foram os dois homens presos por policiais da Força Tática da Polícia Militar de Nova Andradina, depois de serem obrigado a um pouso forçado após uma pane seca quando eram perseguidos por aviões Super Tucanos da Força Aérea Brasileira (FAB) na manhã deste domingo (2), numa propriedade rural distante a 28 quilômetros da cidade de Ivinhema.

Conforme o 8ºBPM, os policiais militares deslocaram até o local onde foi possível visualizar uma aeronave perdendo altitude bruscamente, e caído em meio a plantação de cana-de-açúcar, da Usina Adecoagro.

Cb image default
Nélio e Júlio César foram levados para a Polícia Federal de Dourados. (Foto: Jornal da Nova)

Nélio pilotava um avião Baron B 58 que foi interceptado e inicialmente deveria pousar no Aeroporto de Três Lagoas, mas arremeteu no momento de tocar a pista. Ele foi perseguido e após voar por cerca de meia hora pousou entre os municípios de Novo Horizonte do Sul e Naviraí em Ivinhema. Ainda não se sabe ao certo para onde e para quem a cocaína seria entregue.

Cb image default
O piloto que estava na aeronave B-58 Baron fugiu, mas acabou fazendo um pouso forçado em Ivinhema.

Nélio que já tinha sido preso nos anos 90 e cumpriu pena no Presidio de Tacumbu em Assunção já foi vice prefeito de Ponta Porã na gestão de Carlos Furtado Fróes e presidente da Câmara de Vereadores da cidade. Ele e Júlio Cesar fugiram para uma área de preservação ambiental e foram localizados pelos militares em uma ação que contou com a participação de várias força policiais.

A prisão dos dois aconteceu dentro da Operação Ostium e no avião que eles estavam prefixo PR VCZ foram encontrados 486,9 quilos de cocaína e mais 30,8 quilos de cloridrato de cocaína. Nélio e o copiloto foram levados para a Delegacia Regional da Polícia Federal de Dourados onde estão sendo indiciados.

Subcomandante do 8°BPM e Comandante da Força Tática Capitão Vieira, comentou sobre a ocorrência, assista!

PGlmcmFtZSBpZD0iXzM2eW4yeWh6NyIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9nOGZ1UlhGUjNSND9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGFsbG93ZnVsbHNjcmVlbj0iIiBmcmFtZWJvcmRlcj0iMCI+PC9pZnJhbWU+

Em outra ação FAB (Força Aérea Brasileira) interceptou, uma aeronave monomotor, modelo EMB-720 Minuano. O monomotor foi abordado por um A-29 e passou pelos procedimentos de averiguação e persuasão. A aeronave foi escoltada até o pouso obrigatório em Rondonópolis (MT), onde a Polícia Federal assumiu as ações. Os pilotos da aeronave foram presos em flagrante e 450 quilos de cocaína foram apreendidos.

Rotina no ar

Cb image default

Mato Grosso do Sul está localizado em ponto estratégico para o tráfico de drogas, devido a sua proximidade com o Paraguai e a Bolívia, sendo comum a apreensão de entorpecentes em carros, bagagem de viajantes em ônibus e em grandes carregamentos em caminhões.

Além disso, vem sendo comum também o transporte de drogas através de aviões. Várias interceptações ocorreram recentemente, tanto de cocaína como de maconha, resultando inclusive na prisão de pilotos - um deles forjou um falso sequestro para tentar se livrar da acusação de tráfico de drogas, porém, o caso foi descoberto e ele preso.

A ação conjunta deste domingo (02), foi realizada com o Batalhão de Choque, Grupamento Aéreo da Polícia Rodoviária Militar, Polícia Militar Estadual, Força Aérea Brasileira e o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) através da operação Horus. Após apreensão a droga foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal de Dourados que após pesagem contabilizou 486,9 kg de Cocaína e 30,8 kg de Pasta Base de Cocaína. Já os autores foram entregues ao agente de plantão para investigações e providencias.

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.