Ivinhema - Após criança morrer no hospital, direção do H.M.I. emite nota de esclarecimento

Antes do óbito, a direção da E. M. Prof. Luizinho informou que o aluno apresentava sonolência, recusou a mamadeira, estava apático aos estímulos e apresentou vômito

Cb image default
Conforme o divulgado, na tarde de quarta-feira, uma criança de apenas 8 meses de vida veio a óbito sobre circunstâncias a serem investigadas.

Na noite desta sexta-feira (18), o Portal Ivi Hoje teve acesso, a uma nota de esclarecimento emitida pelo Hospital Municipal de Ivinhema, em relação ao atendimento da criança A. F. A. D. o qual deu entrada no hospital na quarta-feira dia (16/02) às 13:20 horas trazido pelo Corpo de Bombeiros do município, com histórico de primeiro atendimento em ESF Itapoã o qual acionou os 'socorristas do 193' para transporte, com relatos de ter vomitado em creche e residência, o qual estava sob a guarda da avó paterna.

Conforme nota, ao dar entrada no hospital imediatamente a criança é atendido pela equipe do plantão, iniciando os primeiros atendimentos com plantonista, monitorização, acesso apara medicação, oxigênio suplementar, sendo acionada pediatria às 13:32 horas, a mesma comparece neste nosocômio às 13:40 horas, não havendo demora no atendimento.

Leia Também:

Ivinhema - Criança morre e mãe faz acusações contra o Hospital Municipal

Ivinhema - Escola Professor Luizinho emite nota sobre morte de criança

Ainda conforme o divulgado, a criança chegou ao hospital em insuficiência respiratória aguda, em estado grave, hipoativa, cianótica, hipotérmica, sendo realizado todos os protocolos de atendimento a paciente crítico como: entubação orotraqueal, soroterapia, correção de hipoglicemia, solicitada vaga de transferência via CORE, com vaga aceita para Hospital Universitário de Dourados, porém a criança apresentou parada cardiorrespiratória sendo realizado todo protocolo de reanimação, porém sem sucesso.

A direção do H.M.I. lamentamos profundamente falecimento deste lactante, e nos solidarizamos a família. O hospital municipal conta com equipe treinada e capacitada para atender situações de urgência e emergência, infelizmente é com muita tristeza de toda equipe e funcionários em especial os que estavam envolvidos diretamente no atendimento do lactante nos encontramos de Luto juntamente com os familiares diante desta fatalidade.

A equipe médica, corrigimos uma fala da Secretária de Saúde Zeine Mustafá a qual menciona a presença do profissional médico Dr. Roberto Ferreira Capistano no atendimento da criança, pois ele apenas foi acionado para o transporte, não havendo participação na assistência, o mesmo também se solidarizou com o caso. Após toda assistência a criança o prontuário da criança foi entregue no mesmo dia para a mãe.

O corpo da criança foi levado pelo I.M.L. Dourados para realização de necropsia e devidos encaminhamentos e investigações.

Cb image default

A Escola Municipal Professor Luizinho informou ontem - quinta-feira, 17 - que no dia 16 de fevereiro o estudante A. F. A. D. deu entrada na unidade escolar, turma do Berçário I às 07h.

O aluno apresentava sonolência, recusou a mamadeira, estava apático aos estímulos e apresentou vômito.

Diante do quadro, como é de praxe, entramos em contato com o responsável para buscá-lo. Às 10h a responsável levou a criança, conforme registro em ata de ocorrência.

Às 15h, através do Conselho Tutelar do município, fomos informados da triste notícia do falecimento da criança.

Prestamos todas as informações aos conselheiros tutelares em relação ao período que nosso estudante esteve na unidade escolar, relatando os sinais observados pela nossa equipe, a situação dela e o momento que a responsável a buscou.

Lamentamos profundamente o precoce falecimento desse bebê e nos solidarizamos à família. Como forma de luto, suspendemos no dia 17/02 (quinta-feira) os atendimentos em nossa escola e extensões com o retorno previsto para o dia 18/02 (sexta-feira).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.