Ivinhema - Atleta Sul-mato-grossense Fernando Rufino, Campeão Paraolímpico recebe Moção de Parabenização

Conhecido como “Cowboy de Aço”, atleta Sul-mato-grossense é de Itaquiraí - MS

Cb image default
'Cowboy de Aço' indo receber sua Moção de Parabenização. 

Na noite da última segunda-feira (08), aconteceu a 31ª sessão legislativa ordinária no plenário da Câmara Municipal de Ivinhema. Na oportunidade, a sessão foi transmitida em tempo real pela rádio Itapoã FM e pela página do Facebook “Câmara de Ivinhema” para que a população acompanhe o trabalho de cada vereador.

Além das indicações dos parlamentares, foi realizada a entrega de uma Moção de Parabenização, de autoria de todos os vereadores, para o atleta paralímpico de paracanoagem Fernando Rufino.

Conhecido como “Cowboy de Aço”, o atleta sul-mato-grossense de Itaquiraí/MS, já conquistou diversos títulos nacionais e internacionais na Paracanoagem, sendo os últimos e mais importantes neste ano de 2021, Ouro nos jogos paralímpicos de Tóquio e 13 dias depois foi campeão mundial na Dinamarca.

Cb image default
Presidente Dema, Rufino e Moisés, durante seriemania de entrega de moção. 

Antes de se tornar atleta passou por graves acidentes, que o motivou ainda mais a buscar seu sonho de viajar para outros países e conhecer Las Vegas nos EUA. Rufino era peão de rodeio para realizar seu sonho, quando foi pisoteado no rosto por um touro, depois sobreviveu ao atropelamento de um ônibus que lhe causou uma lesão medular, se acidentou de moto e ainda recebeu uma carga elétrica de um raio na área rural onde mora.

Após a lesão na medula em 2005, ele perdeu o movimento das pernas, onde fraturou as vértebras T12 e L2. Alguns anos depois, no hospital onde estava internado em Brasília, conheceu o paradesporto. Quando retornou para Mato Grosso do Sul, tentou algumas modalidades: arremesso de peso, basquete em cadeira de rodas, lançamento de dardo e paracanoagem.

Aprendeu a remar em 2012 e, de lá para cá, competiu em 20 países. “Acredito que a canoagem é uma continuação da minha vida no esporte, que começou com a montaria. Os rodeios eram meu ganha-pão. Tive uma carreira curta, mas vitoriosa montando. Agora, troquei a emoção de estar 8 segundos em cima de um touro para os minutos de uma prova de 200 metros”.

Cb image default
Moção de Parabenização, foi de autoria de todos os vereadores. 

Depois de apenas quatro meses se destacou na modalidade e hoje já carrega diversos títulos a nível mundial. O caminho até garantir um lugar na delegação brasileira para a edição de Tóquio 2020/2021 foi árduo. O sonho de representar o Brasil nos Jogos poderia ter iniciado na edição na Rio 2016, no qual houve a estreia da paracanoagem no cronograma paralímpico, mas Rufino acabou ficando de fora quando os seus exames apontaram problemas cardíacos.

Além das vitórias deste ano nas Paralímpiadas de Tóquio e no Campeonato Mundial na Dinamarca, também possui medalhas nos Jogos Pan-Americanos, Campeonato Sul-americano e ouro na Copa do Mundo de Paracanoagem, disputada em Szeged (Hungria), ocasião que o classificou para Tóquio.

Cb image default
Rufino e família. Fotos: (Dvilgação/ACMI)

“Tudo isso é resultado de uma preparação que começou em janeiro de 2017. Desde lá, meu foco era ir para Tóquio. Foi uma vivência intensa de treinamento e de muito aprendizado. Se fosse fácil, teria mais gente chegando aqui, mas não é assim. Isso é para poucos, para quem nasceu para competir e ser atleta”, disse o atleta.

Os vereadores parabenizaram o atleta em suas falas, destacando as conquistas e o grande orgulho que ele traz para o Mato Grosso do Sul, superando as barreiras físicas que lhe foram impostas.

Em sua fala, Rufino agradeceu a Moção de Parabenização recebida em Ivinhema: “Fico muito honrado com este reconhecimento, um passo importante na minha carreira. A vitória não foi minha, e sim nossa, do Mato Grosso do Sul, de quem torceu. Todos os esportes são importantes e podem mudar vidas, assim como mudou a minha. O esporte precisa ser defendido por vocês nobres vereadores assim como foi hoje nas indicações, acreditem nos jovens de Ivinhema!”, disse o homenageado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.