Ivinhema - Homem é detido após deixar cadela deficiente presa em casa por mais de uma semana

Animal, que possui deficiência nas patas traseiras, foi encontrado em meio a fezes e urina, com feridas, infestação de carrapatos e secreção no globo ocular

Cb image default

Em Ivinhema, foi preso em flagrante, nesta terça-feira (31), um homem suspeito de maus-tratos a cão. A denúncia foi feita à PMA (Polícia Militar Ambiental) da região e confirmada no local.

Após recebidas as informações, a equipe formada por um veterinário, dois policiais militares ambientais, um investigador e o delegado titular da cidade, compareceu ao local para averiguação. De imediato, vizinhos confirmaram a situação de abandono do animal, relatando que o mesmo gemia com frequência e a casa não apresentava movimento há mais de uma semana.

Frente à situação de flagrante delito, a equipe policial ingressou na residência e resgatou o animal. No local, constatou-se que a cadela havia arrancado pedaços da porta da casa, no desespero de abrigar-se.

É incerto, até o momento, se o animal foi deixado no quintal ou dentro da casa. Fato é que foi encontrado em situação de total abandono, com grande quantidade de fezes em todos os cômodos da casa, sendo alimentada com água e comida apenas pelos vizinhos que escutaram os gemidos do animal e foram socorrê-lo.

A cadela, que não possui movimentos das patas traseiras – supostamente devido a um vírus – estava também com feridas, infestada de carrapatos e secreção nos olhos. O animal foi imediatamente socorrido por um veterinário e colocado aos cuidados de uma ONG da cidade.

O suspeito responderá pelo crime de maus-tratos qualificado, com pena de reclusão de 2 a 5 anos, em virtude de se tratar de cão, podendo incorrer ainda em multa e proibição da guarda. Desde o ano de 2020, houve aumento da pena para o crime, quando praticado contra cães e gatos, possibilitando a prisão em flagrante.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.