Ivinhema participa do 8º Fórum Mundial da Água em Brasília

O município de Ivinhema foi um dos dois municípios do Estado do Mato Grosso do Sul, selecionados pelo Ministério da Saúde para participar do 8º Fórum Mundial da Água que aconteceu em Brasília.

O Fórum Mundial da Água foi o evento internacional de maior relevância no tema Água. Com a periodicidade de três anos, a oitava edição do Fórum foi realizada em Brasília, de 18 a 23 de março de 2018, e o Ministério da Saúde faz parte do grupo de instituições envolvidas no processo de organização do evento.

Ivinhema foi um dos municípios selecionados pelo Ministério da Saúde visando fortalecer a atuação dos responsáveis pelo Programa de Vigilância da Qualidade da água para Consumo Humano (Vigiagua) nos municípios,segundo os seguintes critérios:

Possuir informações cadastradas no Sisagua sobre a forma de abastecimento de água utilizada por pelo menos 90% da população do município;

Cumprir pelo menos 90% do quantitativo de análises previsto na Diretriz Nacional do plano de amostragem do Vigiagua, no ano de 2017, para os parâmetros Coliformes Totais, Residual de Desinfetante e Turbidez, sendo esses dados registrados no Sisagua.

Assim, como reconhecimento pela atuação com o desenvolvimento das ações do Programa Vigiagua, realizado pela Vigilância sanitária através da ações de Vigilância Ambiental, a técnica do município de Ivinhema a Srª Stela Leite Pierott foi convidada para participar do Fórum.

Ainda devido ao cumprimento das metas do município de Ivinhema com Programa SISAGUA através das ações de Vigilância Ambiental, a Coordenação de Vigilância Ambiental do Estado do Mato Grosso do Sul, contemplou a equipe de Vigilância Sanitária, responsável pelo monitoramento da qualidade da água, com seguintes equipamentos: um computador, um GPS Garmin e um dosador de Cloro.

Segundo a Sanitarista Stela Pierot que esteve em Brasília, relatou a importância de participar deste fórum e da responsabilidade de cada ser humano cuidar da água que é um liquido tão precioso em nossas vidas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.