Ivinhema - PROCON informa sobre reclamações contra a Energisa

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Após o anuncio de que a Energisa aceitou parcelar as faturas em 4 vezes, o Procon MS anunciou que vai pedir a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para fiscalizar se as cobranças das taxas feitas pela empresa estão corretas. O pedido irá ocorrer depois que muitos consumidores denunciaram cobranças abusivas. Com relação ao parcelamento das contas anunciadas na terça-feira (22), foi esclarecido que somente serão parceladas as contas dos consumidores que tiverem cientes do que consumiram e irá afetar sua renda mensal. No caso dos consumidores que se sintam lesados e não reconheçam, devem ir atrás de revisão registrando uma reclamação no PROCON Ivinhema.

Junior Nino, coordenador do órgão, disse ser “de extrema importância que haja um registro para buscar solucionar o problema.Os principais problemas vistos são que aconteceu um aumento significativo na última fatura. Por isso, pedimos para as pessoas que não concordam com o valor cobrado que venham ao PROCON, para analisarmos cada caso, principalmente aqueles que alegam que não tiveram razões para o aumento do consumo (por não estarem na residência, ou por não terem recebido visitas), com cópia das contas anteriores demonstrando o aumento, para verificarmos a situação e tomarmos as medidas necessárias”.

Antes de registrar a reclamação no PROCON o ideal é que o consumidor primeiramente realize um teste devendo desligar todos os aparelhos que consomem energia elétrica na residência e, em seguida, ir até o equipamento de leitura para ver se está movimentando (rodando) ou não. Após isso, caso o consumidor desconfie de irregularidade em sua cobrança deve ser solicitada na sede da Energisa uma perícia no relógio de energia. Peça e anote o protocolo desta solicitação e vá ao PROCON com as cópias do RG, CPF e também das ultimas contas demonstrando o grande aumento na cobrança. Se a atendente da Energisa negar o protocolo anote o nome dela juntamente com o horário e o dia em que esteve no local.

No caso de solicitações de perícia, na qual o resultado for favorável ao consumidor, a empresa de energia que pagará os custos do Inmetro, e a mesma condição se aplica para o usuário. O valor varia e pode ser R$ 9,00 (monofásico), R$ 14,00 (bifásico) e R$ 19,00 (trifásico).

A unidade do PROCON Ivinhema está localizada na Av. Panamá, nº 389, Bairro Piravevê (Antiga Câmara Municipal), e tem atendimento ao público das 08:00h até as 13:00h. Os contatos são (67) 3442-5938 / 3442-5931.

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