A morte de peixes no Rio Ivinhema, no município de Nova Andradina, vem assustando pescadores e moradores da região. A situação, que acontece próximo à ponte da MS-145, foi denunciada na semana passada na ALMS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).
Por ora, ainda não há informação oficial sobre o que pode ter causado o problema, mas suspeita-se que o causador da morte dos peixes seja o despejo de vinhaça no curso da água. "Não é a primeira vez que isso acontece", conta o deputado estadual José Carlos Barbosa, o Barbosinha (DEM), que foi quem fez a denúncia.
Mesmo que sem ser formalmente avisado da situação, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) já designou uma equipe para investigar o caso. Uma equipe foi até o rio para avaliar a situação e colher a água do local.
O trabalho aconteceu já na sexta-feira (6) e deve, através de análise laboratorial, identificar se há alguma substância reduzindo a oxigenação da água do rio e, consequentemente, resultado na morte dos animais.
Esse é o primeiro passo para descobrir o que está acontecendo no rio Vacaria. A previsão é que o parecer da análise realizada pelo instituto deva sair ainda essa semana, mas não há confirmação de qual data ela irá acontecer.
"Algumas informações indicam o despejo irregular de vinhaça ali. É preciso que autoridades investiguem, pois o maior patrimônio do nosso Estado é a riqueza das nossas águas", disse Barbosinha, enquanto denunciava a situação. "O problema com certeza está a montante", frisa Barbosinha, dessa vez já em conversa com a reportagem.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.