O deputado estadual Renato Câmara (MDB), vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul recebeu, na manhã desta segunda-feira (28-08), mais denúncias de assoreamento do rio Piravevê. Em visita oficial ao município de Ivinhema, na Câmara de Vereadores, o parlamentar recebeu indicação entregue pelo presidente do Legislativo, Valdemar Ângelo (Dema), assinada por todos os vereadores, pedindo socorro e apoio para resolução do grave impacto ambiental.
“Nós, vereadores pedimos que utilize toda a sua influência como presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente, e como coordenador da Frente Parlamentar dos Recursos Hídricos para mobilizar o Estado visando resolver este problema. Ivinhema tem esta situação seriíssima que é o assoreamento afetando nossos rios.
Todos sabemos da importância do rio Piraverê para Ivinhema e Angélica. Nós, os vereadores, a Prefeitura, as entidades, enfim, todos estamos preocupadíssimos, por isso, fizemos esta indicação solicitando o seu apoio para ajudar nesta questão. Estamos pedindo socorro”, afirmou Dema ao entregar a indicação do deputado Renato Câmara.
“Agradeço o encaminhamento e vou colocar na pauta da Comissão de Meio Ambiente. Entendemos que precisamos articular ações imediatas. O rio Piravevê já foi o nosso grande balneário. É urgente lidar com essa situação. Estou comprometido em tomar as medidas concretas para abordar o problema nas Comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Recursos Hidrícos, as quais presido na Assembleia Legislativa. Equipes técnicas serão envolvidas para averiguar as causas e propor soluções. Juntos, trabalharemos para garantir a sobrevivência do rio Piravevê em benefício das futuras gerações”, respondeu Renato Câmara.
O pedido de intervenção formulado pela Câmara Municipal também representa as reivindicações da ONG Ivibio, da Associação Comercial de Ivinhema e demais lideranças do município. Ao averiguar “in loco” as denúncias recebidas, Renato Câmara constatou que o assoreamento começa na junção dos córregos Ponta Porã e córrego Azul, que estão assoreados e este assoreamento é que chegou e invadiu o rio Piravevê.
“A partir de agora vamos fazer os devidos encaminhamentos para buscar providências, encontrar as alternativas de soluções. Podem contar com todo o nosso empenho, pois, estou comprometido nesta causa e vamos lutar para mitigar o problema ambiental que confirmamos. Nossa meta é salvar o rio Piravevê. Para isso, buscaremos combater os problemas que causam o assoreamento. Vamos atuar em prol de Ivinhema, de Angélica e desta querida região”, afirmou o deputado Renato Câmara.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.