A prefeitura de Ivinhema, por meio da secretaria de Assistência Social, promoveu em parceria com a escola Nova Geração e o grupo Memória de Ivinhema, o XXII Encontro de Capoeira de Ivinhema.
Participaram do evento o prefeito Éder Uilson (Tuta); a secretária de Assistência Social, Nidia Natachi Penteado; o contra-mestre Lidemar Cabelo; Mestre Aranha, a secretaria de Esportes, Cleonice Poggi e demais autoridades.
A capoeira é um esporte que têm muita procura junto aos projetos sociais e a prefeitura de Ivinhema é a responsável por este crescimento. O projeto teve inicio em 1998 com o professor Gilson Viana e continua com o professor Lidemar Augusto (Cabelo).
O encontro também foi um evento de capacitação dos atletas, 110 alunos se graduaram e receberam cordões e uniformes, uma parceria da prefeitura municipal de Ivinhema que vem a quatro anos investindo nessa modalidade.
A evolução do esporte veio com a implantação da capoeira nos projetos municipais, como no CRAS, SAS, Projovem, Escola Municipal José do Patrocínio, Escola Municipal Rural Benedita Figueiró, Escola Sidenei Carlos Costa, APAE e no CEDECA de Amandina e inclusive com idosos.
De acordo com o prefeito Éder Uilson (Tuta) investir no esporte é garantir um futuro melhor para os jovens e consequentemente para toda família.
“A capoeira é um esporte que fortalece relações, que disciplina as crianças, melhora a saúde dos adultos, isso sem falar nos nossos alunos especiais da APAE que ganham muita qualidade de vida e evoluem na parte motora. Temos o imenso prazer de proporcionar esse projeto que muito nos orgulha”, disse o prefeito Tuta.
O contra-mestre Lidemar Augusto agradeceu o apoio que o grupo Memória de Ivinhema recebe, segundo ele, municípios de maior porte não possuem um projeto que agrega tanto na vida dos seus alunos como o de Ivinhema.
“É emocionante ver todas essas pessoas praticando o esporte, os benefícios são inúmeros, tanto na parte física e motora, quanto na disciplinar, o mérito desse sucesso é da administração municipal, especialmente a secretaria de Assistência Social e todos envolvidos”, disse Lidemar.
A diretora da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) Neusa Nakamura agradeceu ao carinho e cuidados que os professores tem com os alunos da instituição. “Os professores são muito carinhosos e tratam nossos alunos com amor, isso reflete no dia-a-dia onde todos esperam ansiosos o momento em que os professores chegarão para a próxima aula, é uma atividade que agrega muito no tratamento das pessoas com alguma deficiência”, finalizou Neusa.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.