Moradoras em Nova Andradina perdem juntas mais de R$ 20 mil ao serem vítimas de golpes pela Internet

As ocorrências de fraude eletrônica foram registradas nesta semana

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Imagem: (Marcello Casal Jr. Agência Brasil)

Duas moradoras de Nova Andradina, juntas perderam mais de R$ 20 mil reais nesta semana ao caírem em golpes praticados pela internet.

As ocorrências foram registradas na Delegacia de Polícia Civil de Nova Andradina, com fraude eletrônica. Foram realizados dois registros naquela delegacia.

Em um dos boletins, a vítima de 53 anos, disse que recebeu uma ligação telefônica e a pessoa se identificou como sendo da Caixa Econômica Federal e que um terceiro estaria tentando invadir a sua conta digital.

Após mais algumas explicações, solicitaram à vítima que digitasse sua senha no teclado do celular. Após isto, a comunicante entrou em contato com sua gerente e tomou conhecimento que havia sido vítima de um golpe. A gerente ainda informou que havia feito uma transferência via Pix no valor R$ 4.852,00 (quatro mil oitocentos e cinquenta e dois reais).

B.O – 116-2023

Na outra ocorrência, a vítima, também uma mulher, mas de 59 anos, o prejuízo ainda foi maior. No depoimento ela disse que recebeu algumas ligações de um número desconhecido e que não atendeu. Passados alguns minutos, recebeu uma mensagem através do aplicativo WhatsApp se identificando como sendo do Banco do Brasil e informando que houve problema em sua conta, e que deveria atendar a ligação do banco.

Após atender a ligação foi informada por um atendente de que houve um saque indevido de sua conta no valor de R$ 20 mil reais e que ela deveria procurar a agência para efetuar o procedimento para restituição do valor.

Ao chegar na agência, por volta das 17:00 horas, a mesma já estava fechada, razão pela qual buscou o auto-atendimento do caixa eletrônico seguindo as orientações do atendente.

Após realizar uma série de transações, foi feita uma transferência no valor de R$ 10 mil reais para uma conta no Banco do Brasil, o qual a vítima desconhece.

Após esta transferência, o próprio sistema do Banco bloqueou a senha da vítima, no entanto, o autor (atendente) pediu que vítima posicionar a câmera de seu celular, e cadastrar uma nova senha, que a Comunicante/Vítima informou ao Autor. Logo após isto, uma nova transferência foi realizada de sua conta, também no valor de R$ 10 mil reais, para mesma conta.

Nesta sexta-feira, a vítima procurou novamente sua agência para se certificar de que tudo estava certa, momento em que foi informada ela gerente de que havia sofrido um golpe.

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