Políciais da PMA confeccionou um auto de infração administrativo e arbitrou multa de R$ 20 mil reais contra um agricultor de 48 anos, residente em Sidrolândia, que também foi conduzido à delegacia daquela cidade e responderá por crime ambiental de armazenamento inadequado de produtos perigosos do tipo agrotóxicos e combustível cuja pena prevista é de um a quatro anos de reclusão.
O fato ocorreu sexta-feira (17), quando os policiais localizaram a infração durante fiscalização ambiental no assentamento São Pedro, localizado no município de Sidrolândia.
Em um barracão, que não atende a menor condição para armazenamento de produtos perigosos, foram encontrados agrotóxicos e embalagens vazias, em um total de 138 galões 20 litros, perfazendo 2.760 litros de agrotóxicos, bem como 1.250 litros de óleo diesel armazenados e sendo utilizados sem quaisquer cuidados.
Ainda havia embalagens vazias e com agrotóxicos espalhadas nas proximidades do barracão e em outros locais. Os produtos ficavam com livre acesso a pessoas e animais, bem como não havia no local rótulos de risco de indicação de área com produtos perigosos e sem proteção do solo.
Além disso, havia combustível contaminando o solo, no local onde seria a área de abastecimento de máquinas.
O armazenamento dos materiais tóxicos contrariava as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como as orientações do fabricante prescritas na bula dos produtos. A atividade foi interditada e todo o material foi apreendido.
O infrator foi notificado a tomar as providências para a destinação adequada dos produtos e resíduos perigosos, conforme determina a legislação. O órgão ambiental estadual (Imasul) efetuará o julgamento da infração, bem como decidirá sobre a destinação final do produto perigoso apreendido.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.