Ambiental autua infrator em R$ 19 mil por manter pássaros ilegalmente em cativeiro e todos em situação de maus-tratos

PMA de Campo Grande capturou os 21 pássaros que estavam em situação de maus-tratos

Cb image default

Policiais da PMA receberam denúncias quinta-feira (16), de que um homem estaria mantendo aves silvestres ilegalmente em cativeiro em uma residência, localizada no bairro Monte Carlo, na Capital e que o proprietário comercializava os animais.

Uma equipe foi ao local, confirmou a denúncia e localizou 21 aves sendo criadas ilegalmente em cativeiro em gaiolas, e ainda sob situação de maus-tratos.

Cb image default

Os animais pertenciam a um homem de 50 anos, que morava na residência, porém, na chegada dos Policiais estava somente sua sobrinha de 35 anos.

Os pássaros estavam nas gaiolas penduradas na parede da casa e no muro do quintal e vários deles apresentavam ferimentos, sarna, fungos e outros parasitas devido à falta de cuidados. Foram apreendidos 21 espécimes, sendo seis canários-da-terra (Sicalis flaveola brasilienses), quatro coleirinhos (Sporophila caerulescens), dois curiós (Sporophila angolenses), dois sabiás-laranjeira (Turdus ruventris), dois sanhaçus-cinzentos (Tangara sayaca), um pássaro-preto (Gnorimopsar chopi), além de quatro aves consideradas domésticas da espécie canário-belga (Serinus canaria), junto com as gaiolas.

O infrator continua foragido, porém, sexta-feira (17), a PMA conseguiu sua qualificação e ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 19 mil reais por criação ilegal das aves silvestres e maus-tratos às aves.

O autuado também responderá pelos dois crimes ambientais. A pena por manter os pássaros silvestres ilegalmente em cativeiro é de seis meses a um ano de detenção e por maus-tratos de três meses a um ano de detenção.

Não houve como comprovar a venda das aves. Os pássaros foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, na Capital.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.