Extrema habilidade: comparsa de preso por furto de motos usava chave mixa para cometer crimes

Dupla era investigada desde julho e efetuou 34 furtos de motos no período

Cb image default
Tenente-coronel Guilherme Dantas Lopes, comandante do 9º BPM. (Foto: Pietra Dorneles)

A Polícia Militar prendeu nesta terça-feira (14), em Campo Grande, dois homens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em furto de motocicletas. A dupla foi capturada dentro de um shopping na Avenida Afonso Pena, após tentativa frustrada de furto em frente a um hospital particular. O comparsa de 24 anos tem 70 passagens pela polícia.

Novas informações foram divulgadas pelo tenente-coronel Guilherme Dantas Lopes, comandante do 9º BPM, responsável pela região onde atuavam os suspeitos.

Segundo o oficial, um dos homens presos, de 32 anos, tinha registro de servidor público municipal, mas essa condição está sendo investigada. A polícia apura se ele realmente tinha vínculo funcional com a Prefeitura ou se participava de algum programa de reinserção social para custodiados, possivelmente através de empresa terceirizada de serviços.

Ele possui 24 passagens policiais, inclusive por homicídio, crime pelo qual cumpre pena em regime condicional desde 2016.

O comparsa, de 24 anos, acumula 70 passagens criminais, entre elas, por tráfico, receptação, furto e roubo. Segundo a polícia, ele era o responsável por executar os furtos usando chave mixa com extrema habilidade.

34 furtos em três meses

De acordo com o tenente-coronel do 9º BPM, a dupla era investigava desde julho. Nesse período, ao menos 34 furtos de motos foram registrados na área de atuação do batalhão, todos com a mesma dinâmica criminosa. A polícia acredita que o número real pode ser maior e não descarta a participação de mais pessoas, possivelmente uma quadrilha estruturada.

Os furtos aconteciam principalmente pela manhã, sempre em regiões de grande movimento, mas sem forte vigilância. A dupla circulava em motocicletas e usava uniformes de empresas para disfarçar a ação criminosa, chamando menos atenção.

Perseguição e luta corporal

Antes de serem presos, os dois tentaram furtar uma moto em frente à Unimed. A ação foi interrompida após funcionários da unidade de saúde perceberem a movimentação e gritar por ajuda.

Eles fugiram e se esconderam dentro de um shopping, onde acabaram localizados por equipes do 9º BPM. Antes da abordagem, houve luta corporal entre os suspeitos e a vítima do furto. Um dos criminosos chegou a ameaçar a vítima, alegando que o conhecia.

Destino de motos será investigado

A Polícia Militar ainda não determinou de que forma as motocicletas eram inseridas no comércio clandestino. As hipóteses são de que podem ser adulteradas e vendidas como BOB, desmanchadas para peças ou ainda trocadas por drogas.

Os suspeitos serão investigados, inclusive, quanto a uma possível participação na onda de furtos de motos que fez diversas vítimas em Campo Grande no final do mês de agosto.

No entanto, o tenente-coronel destacou que acredita que os suspeitos não tenham conseguido comercializar ou se desfazer de todas as motocicletas roubadas. Ele afirmou ainda que há indício de que não agiam sozinhos e que outras pessoas podem estar envolvidas.

A dupla foi encaminhada para a Depac-Cepol (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Cepol). As investigações seguem para identificar outros envolvidos e recuperar as motocicletas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.