Na tarde de terça-feira (6/7), Policiais do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) apreenderam 56 metros cúbicos de madeira extraídos de forma ilegal em uma reserva ambiental. Ação ocorreu durante um patrulhamento ostensivo na região do Assentamento Santa Rosa, no município de Itaquiraí.
Os militares perceberam o momento em que um homem correu para a mata, assim que viu a viatura do DOF. Iniciadas as buscas nas imediações, nove pessoas foram detidas, entre elas, dois adolescentes de 15 e 16 anos de idades.
Com as pessoas foram apreendidos, além da madeira, os veículos VW Gol e VW Parati, uma motocicleta CG Titan, duas motosserras, facões, rádio de comunicação, aparelho de telefone celular e a quantia, em espécie, de R$ 5.800,00.
Equipes da Polícia Militar Ambiental, de Naviraí e Mundo Novo, estiveram no local para a constatação do crime ambiental. O prejuízo ao crime foi estimado em R$ 150 mil reais. As madeiras foram identificadas como Peroba-rosa (Aspidosperma polyneuron) e Amendoim (Pterogyne nitens).
A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Itaquiraí, onde as nove pessoas permaneceram à disposição da Polícia Judiciária. O conselho Tutelar local compareceu à delegacia para o acompanhamento dos dois adolescentes.
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.