Infrator é autuado em R$ 64 mil e 29 animais, entre arara, macaco, jabuti, papagaio e periquito são resgatados em chácara

Cb image default

O Sistema de Ouvidoria do Ibama de fauna em cativeiro e maus tratos a animais domésticos enviou denúncia ao Ibama de MS, que junto com o Imasul e a Polícia Militar Ambiental realizaram uma operação conjunta nesta terça-feira (4) e conseguiram apreender diversos animais silvestres mantidos ilegalmente em cativeiro em uma chácara, localizada no perímetro urbano do município de Cassilândia.

Cb image default

Os policiais e fiscais chegaram a chácara, onde reside um casal, confirmaram a denúncia e encontraram sete araras, um casal de primatas da espécie macaco-prego, um periquito, um papagaio, uma pomba silvestre, além de 17 jabutis. A exceção das araras que estavam com as asas cortadas e soltas na chácara, todos os animais eram mantidos em locais fechados. Os bichos que não tinham origem legal e que foram capturados na natureza foram apreendidos.

O proprietário da Chácara de 78 anos afirmou que recebia de pessoas da cidade os animais, que chegavam machucados e cuidava, porém, os policiais e fiscais não acreditaram na história e calculam que ele mantinha para comércio, inclusive, aparentemente ele estava reproduzindo alguns bichos, como os jabutis, que dos 17 animais, vários eram filhotes. O casal também expunha os animais nas redes sociais.

Mesmo se fosse verdade a afirmação, o infrator precisaria de autorização do órgão ambiental para receber, possuir, ou manipular qualquer animal silvestre. Ele foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 64 mil reais, por manter em cativeiro fauna silvestre sem autorização ambiental e responderá por crime ambiental, que tem pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

Os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Campo Grande.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.