Em Ivinhema, pequenos artesãos expõe, comercializam e mantém “Artesanato de Ivinhema” há 5 anos, em março de 2008 iniciou o programa de artesanato, uma iniciativa de inclusão produtiva e geração de renda. A produção artesanal de Ivinhema nestes cinco anos conquistou espaço em grandes feiras pelo Brasil como em Brasília, Rio de Janeiro, Salão do Turismo em São Paulo, Campo Grande, Bonito, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e em Ivinhema. Os artesãos receberam diversas capacitações contando com a Prefeitura Municipal e importantes parceiros como Sebrae, Senar, Sindicato Rural, Fundação de Turismo, Governo Federal e Estadual, Fundação de Cultura fator determinante para o sucesso do programa.
Firmeza no traço e habilidades manuais são marcas de quem se dedica ao artesanato, muitos artesãos expõem na Casa da Cultura de Ivinhema. Tudo começou com a pintura em tecido e crochê, mas para difundir o trabalho, a prefeitura municipal apostou em diferentes técnicas para diversificar a produção.
A regularização foi o passo seguinte, a Fundação de Cultura do Estado de MS certificou vários artesãos com carteiras de artesão, como forma de reconhecimento ao trabalho e isso fez bastante diferença. Uma simples palha de milho vira um detalhe que chama a atenção, mas cada um tem algo diferente. Cada obra é única. Isso ajuda a valorizar o produto tanto no sentido artístico como no sentido financeiro.
As vendas da produção estão centralizadas na Praça Municipal de Ivinhema das 08:00 as 18:00 horas e na Casa da Cultura de Amandina das 08:00 as 16:00 de segunda a sexta-feira.
De acordo com a Secretária de Cultura de Ivinhema, Izis Maldonado neste ano teremos várias feiras e exposições previstas, inclusive a participação na FENAFRA em Brasília, “sem dúvida será um grande canal de comercialização dos produtos de Ivinhema e marcará os cinco anos de inauguração dos espaços, os produtos são ótimas opções para presentear e valorizar cultura local”, destaca a secretária.
Para o Prefeito Tuta, fomentar o artesanato é prioridade em sua administração, “estamos trabalhando para criar as condições necessárias para que nossos artesãos possam gerar renda com seu trabalho, além de produtos para decoraçãoe utilitários domésticos você encontra também deliciosas bolachas, doces e geleias”.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.