Deputado Renato Câmara solicita prioridade de vacinação para cuidadores de idosos

Cb image default
Deputado Estadual Renato Câmara (MDB). Imagem: (Divulgação)

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) encaminhou em sessão plenária desta quarta-feira (10), uma solicitação, em caráter de urgência, para o governador Reinaldo Azambuja e para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende pedindo que sejam incluídos na primeira fase de vacinação contra Covid-19, os cuidadores de idosos do Mato Grosso do Sul.

O pedido de prioridade a esses profissionais se dá porque os mesmos acabam tendo contado com um grupo de risco, nesse caso os idosos, e para manter os cuidados e seguir as normas de segurança, esses profissionais precisam ser vacinados por agora, nas primeiras fases da campanha.

Os pesquisadores do Comitê de Saúde da Pessoa Idosa da Fiocruz, publicaram uma nota para chamar a atenção sobre os critérios de prioridade da vacinação contra a COVID-19. De acordo com a nota os idosos com limitação da capacidade funcional devem ser considerados prioridade independentemente de sua faixa etária, assim como adoção de estratégias para vacinar idosos com dificuldades de sair de casa e atenção à vacinação desses cuidadores de idosos que atuam nos domicílios, sejam estes um familiar ou uma pessoa contratada.

O comitê ainda destaca que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 prevê o acesso prioritário à vacinação por pessoas idosos segmentadas por faixa etária e os trabalhadores de saúde porém, nesse grupo dos trabalhadores que foram incluídos os cuidadores de idosos remunerados, excluindo os familiares que são cuidadores de seus parentes idosos.

Dados

No Brasil, a maior parte do trabalho de cuidados com idosos é realizado, de forma não remunerada por algum familiar. Esse número vem aumentando, acompanhando o crescimento da demanda por cuidados associada ao envelhecimento da população. Segundo a nota publicada pelo comitê, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD) do IBGE apontam que o número de familiares que se dedicavam aos cuidados de indivíduos de 60 anos ou mais saltou de 3,7 milhões em 2016 para 5,1 milhões em 2019.

Sendo assim, se faz necessária a prioridade de vacinação contra o COVID-19 para cuidadores de idosos do Estado.

Professores

O deputado Renato também pediu recentemente em sessão, para que professores sejam incluídos como prioridade na vacinação contra Covid-19. A solicitação se dá por motivos que Governo do Estado anunciou o retorno das aulas, já com data prevista para o dia 1º de março, ainda que em sistema híbrido, o que acabou gerando muita preocupação, tendo em vista a retomada das aulas presenciais aumentando assim, o contato físico. Por isso a necessidade de se colocar esses profissionais nas primeiras fases.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.