Durante a 56ª Expoagro, Renato Câmara fala sobre importância de ferrovia para o Mato Grosso do Sul

Estrada de ferro vai percorrer 8 municípios de MS, começando por Maracaju e passando por Dourados, num traçado de 1,3 mil quilômetros

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Criador das frentes parlamentares ambientais do MS, Renato Câmara participou da audiência pública sobre os impactos da Nova Ferroeste no meio-ambiente. Foto: Assessoria

Na noite desta segunda-feira (16) foi iniciada uma sequência de sete audiências públicas para apresentar e discutir os resultados do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Nova Ferroeste, que vai ligar Mato Grosso do Sul ao porto de Paranaguá (PR). Maior e mais populosa cidade do interior do Estado, Dourados foi escolhida para sediar a primeira audiência, que contou com a participação do deputado estadual Renato Câmara.

Organizada pelo governo do Paraná, a audiência aconteceu dentro da 56ª Expoagro, onde técnicos apresentaram as etapas da obtenção da Licença Prévia Ambiental (LP) requerida junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o resultado do Estudo de Impacto Ambiental, executado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE).

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“Com esses resultados podemos discutir os impactos que a instalação da ferrovia acarreta ao meio-ambiente e, principalmente, as medidas a serem tomadas mediante a eles. Essa é uma etapa importante para avançar na implantação da ferrovia e no desenvolvimento de nossa região”, ressalta Renato Câmara.

A estrada de ferro vai percorrer oito municípios do Mato Grosso do Sul, começando por Maracaju e passando por Dourados, num traçado de 1,3 mil quilômetros.

Além disso, a ferrovia ainda passa por outros 41 municípios do Estado do Paraná, até chegar ao Porto de Paranaguá, no Litoral.

Dourados foi a única cidade do Estado escolhida para a receber a sequência de audiências públicas, que ainda devem acontecer nas cidades de Guaíra, Cascavel, Paranaguá, São José dos Pinhais, Guarapuava e Irati, todas no Paraná.

“Mais do que nunca o transporte ferroviário é uma necessidade urgente para o Estado do Mato Grosso do Sul ser mais competitivo no mercado. Nosso Estado tem um grande potencial, além de suma importância para a economia do país. A instalação da Nova Ferroeste vai proporcionar um avanço ainda maior e um fortalecimento da agropecuária”, finalizou o deputado.

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Divulgação

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