A Câmara de Ivinhema realizou na segunda-feira (03/11), a 34ª (trigésima quarta) Sessão Ordinária com a presença de todos os vereadores.
O vereador Gerson Gonçalves de Carvalho – Gerson da Saúde (PSDB), fez duas indicações, sendo a primeira solicitando à Secretária Municipal de Saúde, a instalação de um aparelho de ar-condicionado na recepção do ESF Dr. Jorge Adalberto Magri e a manutenção nos aparelhos de ar-condicionado dos demais postos de saúde do município que apresentam problemas e encontram-se inoperantes.
“Essa indicação eu estou fazendo, devido a relatos que eu tive de pacientes, que a recepção do poste de saúde do doutor Jorge está sem o ar-condicionado funcionando a meses, e tem mais salas lá também que está com o ar-condicionado com o problema. E a gente sabe que está chegando o verão aí, e nessa época do verão a coisa fica mais complicada. Então a gente sabe dessa retenção de custo que a Prefeitura está passando, mas a gente sabe que é prioridade.
Então que seja de feito um esforço para comprar o ar-condicionado, para estar atendendo o pessoal daquela do bairro Agua Azul e Triguenã para ser melhor atendido”, justifica.
Em outra indicação, o vereador solicitou à secretária municipal de saúde, a designação e pagamento de um plantonista para o setor de agendamentos de viagem durante os feriados prolongados.
“Essa foi uma demanda que aconteceu no feriado dia 28, se não me engano, que foi o dia do funcionário público, a Secretaria de Saúde fechou por quatro dias, sábado, domingo, segundo e terça. A população foi pega de surpreso e com isso telefone de motorista da própria pessoa que trabalhou no agendamento não parou, sendo que as viagens foram agendadas na sexta-feira. Até quarta-feira, foram agendar essas viagens e muitas pessoas pegam de surpresa, tinham consulto e a confirmação da viagem seria no dia 28, por exemplo.
Estou fazendo essa indicação, agora está vindo mais dois feriados prolongados, acredito que a prefeitura possa estar fazendo essa ponte também, que é do dia do aniversário de viagem, que é na terça-feira, acredito que dia 10 vai ser ponte, então vai parar sábado, domingo, segundo e terça. E dia 20 também, que é o dia da consciência negra, também que se eu não engano vai cair no quinta, quinta, sexta e sábado e domingo. Então a população é pega de surpreso muito bem desavisado, tem um agendamento de consulto muitas vezes em campo grande, ou Dourados, esquece, que a população da área rural não se atenta muito essa questão de ponto facultativo. Então com isso é pega de surpreso, muitas vezes pede uma consulta, pede uma cirurgia, pede um exame, que está aí esperando três, quatro meses até um ano, e devido à questão de uma formação. Então pedindo essa indicação, que seja feito parte de um plantonista, que também ninguém vai trabalhar no ponto facultativo o feriado, sem ser remunerado, né? Então que seja paga um plantonista para estar ali pelo menos fazendo aquelas viagens, fechamento de viagens nos dias de ponto facultativo. Comecei com o pessoal do agendamento, eles estão de acordo porque eles também não fiquem em paz, porque o telefone deles tocam, porque eles não podem fazer nada porque a secretaria está fechada, né? Como que eles vão refazer a viagem da casa deles? Então é uma questão que é muito chata para a gente, aí tem que ficar encaixando pessoas nos carros, reformulando viagens sendo uma coisa que pode ser resolvido com simples plantonistas. Então estou fazendo essa indicação, espero que a secretária também possa ver com esses olhos que a gente vê de fora ali, e possa estar resolvendo essa situação. A gente sabe que não é um caso corriqueiro, mas só esse mês de outubro de novembro são três, né? Então é um caso que vai acontecer esporadicamente, então vai ser um gasto muito pouco, devido à serventia que vai trazer para a população”, finaliza Gerson.







Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.