O prefeito Tuta de Ivinhema juntamente com a secretária de Assistência Social Valéria Chacarosqui, receberam no gabinete da prefeitura municipal as irmãs Rosangela, Rosimari e Rosemeire da associação Familiar Pedrosa de Ivinhema, que tiveram a história retratada em um livro.
As irmãs batalhadoras e de muita perseverança pode contar para as mulheres presente no gabinete, juntamente para o prefeito e primeira dama uma história de vida surpreendente de muito trabalho e conquistas, no qual após a morte o pai iniciou em 2008 a comercialização de seus produtos na feira municipal, como pães, bolos de mandioca, biscoitos de polvilho, nata entre outros. Mas em 2011 resolveram investir e abrir a Associação Familiar Pedrosa, no qual as cinco mulheres da família, entre mãe e irmãs que tomam conta da propriedade rural na gleba Azul, superando diariamente as dificuldades iniciaram um novo desafio.
A associação das irmãs que trabalha de segunda a segunda, divide as tarefas para que os trabalhos domésticos sejam conciliados com a produção da associação, sendo a fabricação da farinha, o plantio, o cultivo e a colheita da mandioca, tendo horários para cuidar da casa e do quintal.
Dois dias da semana são separados para realização dos trabalhos domésticos, outro dia da semana para a fabricação de biscoitos de polvilho, no final de semana são feitos os bolos, pães e montagem das embalagens. No domingo ainda tem feira pela manhã e no final da tarde realizam a contabilidade da semana.
Essa história que chamou a atenção da ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República no qual lançou um livro no final do ano passado Mulheres rurais que produzem o Brasil sustentável, sobre a trajetória de mulheres que cultivam alimentos, sendo o grupo de Ivinhema o único do estado de Mato Grosso do Sul a participar da edição do livro, de um reconhecimento do trabalho de trinta grupos produtivos classificados pelo prêmio no ano de 2013 em Brasília.
Rosangela Pedrosa aproveitou o momento e agradeceu a oportunidade de poder vender seus produtos na feira municipal, que graças a ela pode conseguir uma renda para família e hoje do sitio consegue gerar sustentabilidade econômica, ambiental e cultural.
O prefeito Tuta agradeceu o exemplar do livro e parabenizou o empenho e trabalho das irmãs, que é um exemplo para todas as mulheres de Ivinhema principalmente para marcar está semana em que se comemora o dia Internacional das mulheres no dia 08 de março.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.