A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado ao longo dos anos. De acordo com o último censo demográfico, o brasileiro vive, em média, até aos 75 anos. Com uma maior longevidade, a projeção é que a população idosa em 2025 seja o dobro da que existe hoje no país. Em Mato Grosso do Sul são mais de 160 mil idosos, o que corresponde a 7% da população do estado.
De acordo com o deputado Renato Câmara, que oficializou hoje na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, o envelhecimento da população precisa ser encarado como uma temática atual. “Venho nessa casa propor essa Frente que será muito importante, para que nós, deputados e deputadas, possamos discutir, debater e ampliar as ações do Governo do Estado para as pessoas idosas”, afirmou.
O deputado explicou que o objetivo da Frente é viabilizar a implementação de políticas públicas, além de efetivar iniciativas que favoreçam essa população, na perspectiva do envelhecimento ativo, ou seja, com vistas ao reconhecimento dos direitos da pessoa idosa e dos princípios de independência, participação, dignidade e assistência.
“Precisamos ampliar o atendimento à pessoa idosa. Precisamos ir ao encontro dessas ações que possam fazer a diferença na vida do idoso, e a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa tem um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida dessa população”, ressaltou o deputado.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.