Durante a 25ª Sessão Ordinária da Câmara de Ivinhema, realizada na noite da segunda-feira (25/8), o vereador Vagner Pires da Silva (PSD), apresentou Moção de Aplausos.
A Câmara Municipal de Ivinhema pelo vereador Vagner Pires da Silva, no uso das suas atribuições, que ele são asseguradas na Lei Orgânica Municipal, na forma do artigo 35 do inciso 14 e no Vigente Regimento Interno desta Casa de Leis, concede a moção de aplausos aos policiais militares, subtenente Agnaldo Marcos Rigonato e Cabo Rafael Santos de Oliveira, pelo relevante trabalho prestado em defesa da vida e da propriedade em especial na ocorrência do dia 17 de Junho de 2025, por volta das 22 horas e 58 minutos.
Durante o cumprimento de Ronda pelo Bairro Piravevê, precisamente na rua Antônio Passos Filho, número 478, onde foram abordados por moradores vizinhos, a citada residência, relatando que possivelmente a mesma estava pegando fogo e os moradores estavam no interior da residência. De imediato, os policiais adentraram o quintal e foi constatado que a residência estava tomada por muita fumaça densa. Conseguiram acessar a residência somente pelos fundos.
Constataram que havia uma panela tipo de pressão no fogo. E os mesmos realizaram o isolamento do fogo e da panela com pano molhado, retirando-a para o fundo do quintal. Em seguida, deparou-se com o casal e uma criança no interior de um quarto. Tentaram chamar, verbalizando, porém sua criança conseguiu corresponder. Após aproximação e contato direto, o casal respondeu. Em um primeiro momento, a família recusou ser atendida, ou encaminhada ao hospital para uma análise clínica.
Após mais uma tentativa e orientação feita pela equipe, devido ter inalado muita fumaça, uma vez que até a equipe, durante o atendimento, inalou muita fumaça também, tendo reação como tosse e dificuldade respiratória de possíveis sequelas, encaminharam o pai e a criança ao hospital municipal. Neste sentido, os esforços rápidos e precisos dos policiais militares evitaram certamente uma tragédia que podia ceifada à vida de toda aquela família. A Constituição Federal de 88 determina a importância das forças policiais militares como sua atuação ostensiva e atividade de defesa civil.
O artigo 144, por exemplo, reza o seguinte. A segurança pública é devido ao Estado, direito e responsabilidade de todos. É exercida pela preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio através dos seguintes órgãos. Artigo quinto, as policias militares cabem à polícia ostensiva e à preservação da ordem pública. Os corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, encube a execução das atividades de defesa civil. Ou seja, fica claro que a polícia militar é instrumento indispensável ao Estado democrático de direito e exerce papel fundamental na garantia da ordem, sendo o motivo de orgulho para a sociedade de Sul-mato-grossense, sobretudo pela qualidade do serviço prestado na cidade de Ivinhema, Estado de Mato Grosso do Sul. Por esses motivos, requer a esta Casa de Leis a aprovação desta moção de aplausos em reconhecimento aos policiais militares, subtenente Agnaldo Marcos Rigonato e o cabo Rafael Santos de Oliveira.
“Eu só gostaria de citar um pouco que esses policiais são pais de família, eles saem da casa deles, deixam crianças e esposas, e quando chegam na ocorrência dessa tomada por fumaça que entram dentro colocando risco, nada mais nós, como representantes do povo, agradecemos pelo trabalho prestado aqui no nosso município. E dizer que eu tenho muito orgulho de não desses dois, mas de todos aqueles que trabalham em Ivinhema aqui diariamente e fazem um belíssimo trabalho”, pondera Vagner.
Já em sua indicação, o vereador solicitou ao Secretário Municipal de Educação, para que seja estudada a viabilidade da implantação do projeto Bilíngue nas escolas municipais.
“Eu queria dizer que investir no Bilíngue, é dar as crianças da rede municipal uma chance de competir igual para igual. Sem distinção social, é plantar hoje para colher uma geração mais preparada no futuro, capaz de sonhar alto e alcançar esses objetivos”, conclui Vagner.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.