ALEMS e entidades lançam livro sobre Recursos Hídricos do MS, preservação e resultados de Seminário

Renato Câmara esteve no lançamento do livro e falou sobre a relevância do trabalho para o Estado, bem como os avanços e conquistas graças ao trabalho da Frente

Cb image default
Livro é um compilado sobre explanações e resultados do II Seminário Estadual da Água / Crédito: Divulgação/Rotary Club Campo Grande

Rico em recursos naturais, Mato Grosso do Sul acaba de ganhar um importante material sobre seus recursos hídricos e as formas de conservação, bem como a manutenção das bacias hidrográficas da região. O conteúdo faz parte de um livro lançado na última terça-feira (2/8), na sede do Rotary de Campo Grande. A obra “Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai: múltiplas conexões”, é resultante do II Seminário Estadual das Águas, que aconteceu em junho de 2021.

Com a presença de autoridades, especialistas, estudiosos, representantes de entidades e da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, o lançamento marca a conclusão desse projeto que é fruto da União Assembleia Legislativa, através da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Imasul e o Rotary Club CG.

“O livro resulta da participação voluntária de importantes instituições do estado de Mato Grosso do Sul, tornando-se um marco nas discussões sobre nossa riqueza hídrica, uma vez que envolve setores da sociedade civil, Poder Público e academia. E, graças ao excelente conteúdo e nível de seus autores, torna-se uma ferramenta para estudos e pesquisas. É de se destacar o papel do Rotary Club de Campo Grande, ao qual coube estabelecer conexões com as instituições em prol dos usos múltiplos da água”, afirma Ricardo Zanin, presidente do Rotary Club da Capital.

O deputado estadual Renato Câmara, criador e coordenador da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos, também esteve no lançamento do livro e falou sobre a relevância do trabalho para o Estado, bem como os avanços e conquistas graças ao trabalho da Frente.

“É uma grande satisfação ver essa obra concluída e, agora, disponível de forma gratuita a toda a população sul-mato-grossense. O livro é mais um trabalho concreto da Frente Parlamentar de Recursos Hídricos e materializa toda a discussão que temos feito nesse grupo tão importante para nós e para as futuras gerações. Ele aborda assuntos como a quantidade de água, a disponibilidade para agricultura, indústria e consumo humano, com resultados de estudos e informações inéditas”, ressalta o deputado.

O livro é a segunda publicação resultante do Seminário Estadual da Água, em 2019, a ‘Carta da Água’ foi redigida com um compilado sobre os assuntos abordados na primeira edição. O documento está disponível no site da ALEMS, no link: l1nq.com/6oDKP.

Ainda segundo Renato Câmara, desde o II Seminário Estadual das Águas (2021), todas as palestras serão materializadas em livros, juntamente com uma série produzida pelo Instituto Histórico e Geográfico de MS. Essa é uma forma de preservar as informações que contribuem em torno das problemáticas e potencialidades dos recursos hídricos do Estado. “Com essa obra, teremos uma referência bibliográfica local que pode abrir para diversos outros trabalhos e pesquisas”, afirma o parlamentar.

“A obra é fruto da tríplice hélice – sociedade, universidade e governo – em que a sociedade apresenta as demandas para a universidade, que contribui para apresentar soluções que sejam implementadas pelo governo. Sendo ainda exemplo de parceria eficaz, consoante com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidades”, destaca o Dr. Leandro Marra, um dos organizadores do livro e gerente da Unidade de Mundo Novo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O livro “Bacias Hidrográficas dos Rios Paraná e Paraguai: múltiplas conexões” foi lançado em formato físico e também digital, como e-book que será disponibilizado no site da Assembleia Legislativa do Mato Grosso do Sul: https://www.al.ms.gov.br/

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.