Alerta de chuva forte coloca todo MS em atenção até a noite de sexta-feira

Os riscos incluem corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Cb image default
Todos os municípios de MS estão em alerta de chuva forte (Arte: Inmet)

Mato Grosso do Sul entra em estado de atenção para chuva intensa e possibilidade de tempestades até o fim da noite desta sexta-feira, 2 de janeiro. O alerta foi emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e vale para os 79 municípios do Estado.

De acordo com o Inmet, há dois níveis de aviso em vigor. O primeiro indica perigo potencial, com previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar a 60 quilômetros por hora. O segundo, mais severo, aponta risco de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou acumulados de até 100 milímetros ao longo do dia, com rajadas que podem atingir 100 quilômetros por hora.

Os riscos incluem corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Na prática, o cenário já começou a se desenhar. Na manhã desta quarta-feira (31) motoristas enfrentaram pancadas de chuva na BR-262, em Campo Grande, especialmente na região do Autódromo Internacional, na saída para Três Lagoas. O trecho teve redução de visibilidade e pista molhada.

Entre os municípios listados no aviso estão Três Lagoas, Paranaíba, Costa Rica, Chapadão do Sul, Cassilândia, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia, Bataguassu e Aparecida do Taboado, além de cidades da região norte e leste do Estado.

A orientação dos órgãos de monitoramento é: durante rajadas de vento, não se abrigar sob árvores, evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.