Alerta para morcegos transmitindo raiva em MS

Caso qualquer pessoa entre em contato com animal suspeito ou venha a ser agredido por morcegos, cães, gatos, a recomendação é procurar imediatamente o posto de saúde mais próximo

Cb image default
Morcegos-vampiros podem transmitir raiva para humanos.

A IAGRO (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do Estado de Mato Grosso do Sul) está preocupada com a confirmação de 09 focos de raiva bovina no Município de Cassilândia.

Os focos de raiva no município de Cassilândia estão localizados nas seguintes regiões, 3 na região da Serra do Faustino Vendrame sentido Árvore Grande, 1 na região da Ilha do Pescador, 3 na região ao fundo do Aeródromo Municipal, 2 na região do Distrito do Indaiá do Sul, próximo à Vila.

Apesar da vacinação contra raiva não ser obrigatória em Cassilândia, tendo em vista o número de focos e as suas ocorrências em diversas regiões do município, a IAGRO recomenda que o produtor rural faça a imunização de seu rebanho, inclusive com o reforço após 30 (trinta) dias da primeira aplicação.

Leia Também: Iagro emiti alerta a pecuaristas de várias cidades de MS de casos de raiva confirmados

Fábio alerta para a importância dos cuidados que o produtor deve ter quando da suspeita da doença nos animais. “Em hipótese alguma as pessoas devem manipular os animais com sintomatologia nervosa”, esclarece, lembrando que a raiva é uma zoonose que pode ser transmitida para o homem e não tem cura.

Portanto, toda vez que os moradores da área rural encontrarem os animais com perda de apetite, salivação, andar cambaleante, não consegue se alimentar nem se movimentar e vem a óbito entre 3 e 7 dias após; possuírem animais com sugadura por morcegos hematófagos e/ou tiverem conhecimento de abrigos com morcegos, comunicarem a Unidade Veterinária da IAGRO mais próxima e não manusearem estes animais.

Caso qualquer pessoa entre em contato com animal suspeito ou venha a ser agredido por morcegos, cães, gatos, procurar imediatamente o Posto de Saúde mais próximo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.