Ano foi o mais quente do País e MS atingiu 43,1°C, sem contar a sensação térmica

Temperatura mais alta do Estado foi registrada em Água Clara, onde a sensação térmica passou de 46°C

Cb image default

Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) revelam que a temperatura média do Brasil em 2024 foi a maior da história do País. Em Mato Grosso do Sul, as temperaturas também bateram recordes e, pelo segundo ano consecutivo, Água Clara, a 193 km da capital, chegou a registrar 43,1° em setembro deste ano.

O estudo feito pelo instituto revela que até o mês de novembro a temperatura média diária de 2024 foi de 24,94°C , com uma anomalia (desvio da média) de 0,83°C, a maior para o período desde 1961, ponto de partida da série histórica do INMET.

Por aqui, o calor chegou a extremos. Em setembro, o Estado marcou média de 7ºC a mais do que o normal nos termômetros. Em Água Clara, o calor chegou a 43,1°C no dia 25 do mesmo mês.

No cenário mundial, já é dado por certo que 2024 será o ano mais quente da história da humanidade, segundo o observatório Copernicus, da União Europeia.

Os pesquisadores apontam que a marca será a maior dos últimos 125 mil anos. A conclusão inclui a análise de vestígios do ambiente pré-histórico, necessária para saber as temperaturas da Terra muito antes da existência dos termômetros.

2025 em MS - No prognóstico publicado pelo Inmet, a previsão para a região Centro-Oeste, onde está Mato Grosso do Sul é de que a tendência é de chuvas próximas ou abaixo da média histórica.

Quanto às temperaturas, a previsão indica predomínio de valores acima da média climatológica nos próximos meses, o que pode fazer 2025 quebrar o recorde deste ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.