Autor de Lei da Segurança Pública, Renato propõe audiência para fim de violência nas escolas

Episódios recentes chocaram o país em ataques a escolas, que tiraram a vida de professora e de quatro crianças

Cb image default
De autoria do deputado Renato Câmara, vereadores Laudir Munaretto e Olavo Sul e OAB Dourados, a audiência será realizada no dia 27 de abril, às 16h, na Câmara Municipal de Dourados. Foto: Assessoria/Divulgação

No próximo dia 27 de abril Dourados recebe a Audiência Pública “Segurança nas escolas em tempos de ameaça”, uma proposição do deputado estadual Renato Câmara, em resposta aos recentes episódios de violência registrados em escolas em várias regiões do País e diante da preocupação da sociedade frente aos ataques que estão matando alunos e professores.

A audiência faz parte da Semana Estadual de Segurança Pública, que passou a integrar o calendário oficial de Mato Grosso do Sul através da lei 4.933/2016 de autoria do deputado Renato Câmara. Além do deputado, também são autores da audiência os vereadores Laudir Munaretto e Olavo Sul e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB- Dourados).

“Essa medida se faz necessária tendo em vista que os pais estão preocupados com a segurança dos filhos nas escolas e querem saber de imediato quais ações serão tomadas para proteger os alunos. Além disso, professores e demais trabalhadores da educação precisam se sentir seguros para exercerem suas funções”, relata o parlamentar.

De acordo com Renato, o objetivo da audiência é ouvir especialistas em segurança e educação, além de trabalhadores, pais, estudantes e entidades civis organizadas, para promover medidas que melhorem a segurança da comunidade escolar no dia-a-dia de cada instituição de ensino.

“Vamos discutir a implementação da cultura de paz, além de parcerias para que o Estado forneça equipe multidisciplinar nas escolas, fortalecimento da presença das polícias nas escolas e a implantação de sistemas eletrônicos que impeçam a entrada de armas nas unidades”, disse.

Em apenas quatro dias, pelo menos seis ameaças de atentado em escolas foram registradas em Campo Grande. Este tipo de ocorrência está na rotina da Polícia Militar.

A equipe de monitoramento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que atua não só na internet, mas nas chamadas Deep Web e Dark Web, encontrou, somente nos dias 8 e 9 de abril, mais de 511 perfis em que há apologia à violência ou ameaças contra escolas.

Episódios recentes chocaram o país em ataques a escolas de São Paulo e Blumenau, que tiraram a vida de uma professora na capital paulista e de quatro crianças na cidade catarinense.

Fruto da Lei de Renato Câmara, a Semana Estadual de Segurança Pública acontece anualmente entres os dias 15 e 21 de abril, em todo o Mato Grosso do Sul e a audiência Pública “Segurança nas escolas em tempos de ameaça”, será realizada no dia 27 de abril, às 16h, no Plenário Weimar Torres, na Câmara Municipal de Dourados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.