Mesmo sem Carnaval, vai haver retiro de Carnaval. É o que permite a prefeitura e a vontade de algumas igrejas. Nem todas irão fazer o tradicional encontro criado para reforçar as conexões com Deus fora da loucura que é festa tradicional, mas as que vão, juram que criaram alternativas para que o evento aconteça e acreditam que não vão causar aglomeração.
De acordo com a prefeitura, qualquer evento relacionado ao período festivo de Carnaval, no entanto, segue proibido. Mas outros tipos de festas, como aniversários, os retiros espirituais, casamentos, ou reunião de condomínio, por exemplo, podem ocorrer normalmente seguindo as normas de biossegurança. A medida foi alvo de críticas de muitos internautas.
Quem resolveu enfrentar os desafios de estabelecer protocolos de biossegurança eficazes e realizar o retiro de Carnaval mesmo assim foi o pessoal da comunidade católica Boa Nova. A programação é extensa e vai até domingo (14).
Segundo o fundador da comunidade, Naor Antonio Santos, os encontros serão realizados na sede da comunidade, na Vila Marli, e em um sítio em Ribas do Rio Pardo.
Na sede o limite será de 80 pessoas e no sítio, voltado apenas para os jovens, o limite será de 60 participantes. “Nós teremos marcações para distanciamento entre as pessoas, exigência do uso de máscara o tempo todo, disponibilidade de álcool em gel”, salienta Naor.
No caso do sítio, onde os jovens vão dormir e comer, Naor explica que cada um terá de levar sua própria barraca, as refeições serão servidas e consumidas individualmente.
Sobre a necessidade de fazer o retiro mesmo sem Carnaval, Naor acha que assim como a festa, o retiro virou uma tradição, e que é injusto comparar a dimensão do Carnaval com um encontro de 60 pessoas.
Há ainda outras iniciativas. Basta ir ao Facebook e ver a quantidade de retiros on-line. Muitas congregações e comunidades religiosas, de várias matrizes estão realizando eventos pela internat em sites de reunião virtual, como Zoom, Google Meet, Skype , entre outros.
É caso da 3ª Igreja Presbiteriana de Campo Grande, que vai realizar seu retiro pelo Zoom. “Achamos que não há como fazer pessoalmente de forma segura, por isso a opção do retiro on-line nos mesmos dias do que seria o Carnaval”, explica o pastor Clemente Albuquerque Junior.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.