Em Mato Grosso do Sul, cerca de 100 mil famílias têm direito ao Programa de Tarifa Social de Energia Elétrica, que concede, por meio do Governo Federal, desconto de até 65% na tarifa de energia, dependendo do consumo do imóvel.
Para se tornar beneficiário, o interessado precisa estar inscrito no CadÚnico (Cadastro Único) e ter renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento, neste caso, com renda mensal de até três salários mínimos, também têm direito. Famílias indígenas, quilombolas ou com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada podem se cadastrar.
Para ter acesso ao desconto, basta o beneficiário fazer a inscrição no CadÚnico ou atualizar os dados no Cras (Centro de Referência de Assistência Social). A Energisa realizará o cruzamento dos dados enviados pelo Ministério de Minas e Energia com o banco de dados de clientes, identificando aqueles que atendem aos requisitos e têm direito ao benefício para fazer o cadastro automaticamente. Para o cliente que não é o titular da fatura, mas também tem o direito, basta procurar uma agência de atendimento da concessionária.
Sobre o benefício
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um projeto social que dá descontos na conta de luz para quem atende aos requisitos do programa federal. Pela regulamentação do benefício, o desconto é concedido conforme o consumo do imóvel, sendo:
· 65% de desconto para clientes que consomem até 30 kWh/mês
· 40% de desconto para quem consome de 31 kWh/mês a 100 kWh/mês
· 10% de desconto para consumo de 101 kWh/mês até 220 kWh/mês
No caso de famílias indígenas ou quilombolas, é aplicado desconto de 100% para um consumo de até 50 quilowatts/hora (kWh). Para realizar o cadastro, procure uma agência de atendimento da Energisa ou acesse os canais oficiais de atendimento: site energisa.com.br, WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698, aplicativo Energisa On ou 0800 722 7272.
Clientes considerados baixa renda (consumo de até 220 kWh/mês) ou baixa renda eletrodependentes (consumo de até 530 kWh/mês) também podem ser beneficiados pelo Programa Energia Social: Conta de Luz Zero, concedido pelo governo de Mato Grosso do Sul. Um dos critérios para participar é ser beneficiário do Programa Tarifa Social do Governo Federal.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.