O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), registrou um aumento de 9,5% nos licenciamentos emitidos nos primeiros três meses de 2021, em relação ao ano anterior.
Dados da Dirve (Diretoria de Registro e Controle de Veículos), mostram que entre janeiro e março de 2020, foram emitidos 110.458 licenciamentos, enquanto no mesmo período deste ano foram 121.107 mil documentos emitidos.
Para a diretora da Dirve, Loretta Figueiredo, a avaliação é positiva e vai na contramão da crise que estamos vivendo. “Nós estamos percebendo, que mesmo com as dificuldades durante a pandemia, as pessoas estão mais preocupadas em andar com os veículos regularizados, para evitar possíveis infrações”.
Licenciamento
Desde 15 de março, o licenciamento, procedimento anual e obrigatório que autoriza o veículo a circular pelas vias, atestando que o automóvel se encontra em conformidade com as normas, é feito exclusivamente de forma online.
Ao acessar o site do Detran-MS, o usuário clica em Portal de Serviços, no canto superior direito e é remetido diretamente ao Meu Detran, onde após cadastrar seus dados, tem acesso direto a serviços de forma separada.
Para emitir e pagar o licenciamento, basta apenas acessar a aba “Veículos”.
Prazos
Em função da necessidade de regras mais duras no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, o Detran-MS publicou no Diário Oficial do Estado no final de março, o novo calendário de licenciamento de veículos.
Com isso, os veículos com placas final 1 e 2 deverão quitar o licenciamento para o exercício 2021 em maio, 3 e 4, em junho, 5 e 6 em julho, 7 e 8 em agosto, final 9 em setembro e 0 em outubro.
PLACA FINAL - MÊS
1 e 2 -Maio
3 e 4 - Junho
5 e 6 - Julho
7 e 8 - Agosto
9 - Setembro
0 - Outubro
Bruna Pasche, Detran-MS
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.