Do calorão à tempestade: Inmet emite avisos de ‘perigo potencial’ para Mato Grosso do Sul

Em plena véspera de Natal, Estado está sob avisos de onda de calor e tempestade

Cb image default
Ambos os avisos são amarelos e indicam grau de severidade de 'perigo potencial'. (Foto: Reprodução/Inmet)

Com previsão de altas temperaturas e possibilidade de chuvas em todos os municípios, Mato Grosso do Sul está sob dois alertas climáticos nesta quarta-feira (24). Na véspera de Natal, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) tem avisos de onda de calor e tempestade ativos no Estado.

Ambos os avisos são amarelos, indicando grau de severidade de ‘perigo potencial’. O primeiro, de onda de calor, foi emitido na tarde de terça-feira (23) e segue até 18h desta quinta-feira (25). Conforme o órgão, a situação pode gerar riscos à saúde, com temperatura 5°C acima da média.

Já o segundo alerta, emitido às 9h desta quarta-feira, informa uma possível tempestade e tem fim previsto para 23h59. Assim, os riscos potenciais incluem: chuva entre 20 mm/h e 30 mm/h ou até 50mm/dia, ventos intensos (40-60km/h) e queda de granizo. Além disso, existe baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Proteja-se

Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores devido ao leve risco de queda e descargas elétricas. Também, recomenda-se não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda). Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.