A SED (Secretaria Estadual de Educação) divulgou hoje (9) uma série de calendários com as matrizes das disciplinas do ensino médio que incluem formação profissional a serem seguidas nas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Aulas presenciais e online são previstas para os jovens.
Foram definidos 11 calendários específicos, conforme a duração do ensino, se parcial, diurno ou noturno, ou turno integral, prevendo para escolas urbanas, indígenas, rurais e cívico-militares.
A regulamentação traz a quantidade de aulas semanais por disciplina para cada uma das situações, como a aplicação de três aulas semanais profissionalizantes presenciais e uma online e duas das disciplinas básicas, como matemática, português, história. Filosofia e sociologia serão ministradas com uma aula cada por semana para quem estuda somente no diurno, com 30 horas semanais presenciais em escolas urbanas. Alunos do turno noturno farão o oposto nas aulas profissionalizantes - três onlines e uma presencial, com uma carga presencial menor, de 20 aulas semanais.
Para estudantes de período integral, serão 40 horas semanas de aulas presenciais, sendo 4 de formação profissional. Escolas indígenas noturnas, por exemplo, terão menos aulas presenciais de português e matemática, com complementação online, mas são incluídas aulas de língua materna, em três módulos, com uma aula semanal.
Pelo calendário escolar divulgado anteriormente pela pasta, no início de dezembro, o ano letivo terá 200 dias, com início de atividades de preparação nas escolas em 3 de fevereiro. As aulas começam no dia 17. As férias serão entre 17 e 31 de julho, com retorno em 1º de agosto. O calendário completo prevê 225 dias de atividades, com cinco dias destinados às provas finais e o restante para conselho de classe.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.