Idosa, de 64 anos, teve prejuízo de quase R$ 6 mil ao transferir dinheiro para conta de criminoso que se passou por sua filha, na manhã desta segunda-feira (11). Usando a foto da mulher, o homem entrou em contato por aplicativo de mensagens e solicitou transferência por meio do serviço “Pix', novo método de pagamento instantâneo.
Por meio do serviço, o dinheiro transferido cai em segundos na conta do favorecido, dificultando ainda mais que valores sejam recuperados. O método tem sido bastante usado por criminosos.
Conforme boletim de ocorrência, na ação de hoje, a vítima relatou que a pessoa que se passou por sua filha entrou em contato por mensagem, solicitando a transferência de R$ 5.977. Somente após o depósito é que a vítima entrou em contato com a filha e percebeu ter caído em golpe.
Sabendo que golpistas têm utilizando o método, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul emitiu alerta, semana passada, para que até mesmo lojistas redobrem a atenção.
Como é uma forma rápida de pagamentos instantâneos, a presidente da instituição, Inês Conceição Santiago, relatou que é necessário observar as situações para possíveis golpistas. O Pix foi anunciado em fevereiro pelo Banco Central, em que a principal funcionalidade é realizar transferências e pagamentos rapidamente, inclusive em feriados e finais de semana.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.