Jovens têm até 30 de junho para alistamento militar obrigatório

O cadastro on-line está disponível desde 1° de janeiro

Cb image default
Alistamento militar obrigatório. (Reprodução, Prefeitura de Dourados)

Os jovens sul-mato-grossenses que farão o alistamento militar em 2026 têm até 30 de junho para preencher o cadastro. Para os que preferirem, o formulário também está disponível de forma on-line desde o dia 1° de janeiro. Nesta modalidade de alistamento, o jovem pode se alistar de qualquer lugar, sem a necessidade de enfrentar eventuais filas. Clique aqui.

No entanto, os jovens que não possuem CPF ou que tenham nascido antes de 2008 não conseguirão efetuar a inscrição. Nestes casos, deverão procurar a Junta de Serviço Militar de seu município. Vale ressaltar que o alistamento é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos em 2026 e para aqueles que nasceram nos anos anteriores, mas que estão pendentes com o serviço militar.

Para realizar o cadastro on-line, é necessário registrar o CPF; RG; comprovante de endereço, com CEP; e-mail; e número de telefone. Já no atendimento presencial, é necessário apresentar RG; CPF; Certidão de Nascimento ou de Casamento; e comprovante de endereço de até quatro meses.

O jovem deverá se alistar nos primeiros seis meses do ano em que completa 18 anos. O alistamento neste período é gratuito. Após esse prazo, o jovem ainda precisa se alistar, porém, ficará em débito com o serviço militar até o pagamento da multa referente ao alistamento fora do período regular.

Estar em débito com o serviço militar implica em: não poder obter passaporte ou prorrogação de sua validade; estar impedido de ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial, oficializada ou subvencionada; não poder assinar contrato com os governos federal, estadual, dos territórios ou municípios; estar impedido de prestar exame ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino.

O jovem também não poderá obter carteira profissional, registro de diploma de profissões liberais, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão; estará impedido de inscrever-se em concurso para provimento de cargo público; não poderá exercer, a qualquer título, sem distinção de categoria ou forma de pagamento, qualquer função pública ou cargo público, eletivos ou de nomeação; e estará impedido de receber qualquer prêmio ou favor dos governos federal, estadual, dos territórios ou municípios.

Em Campo Grande, a Junta de Serviço Militar está localizada na Rua Antônio Maria Coelho, 300, Vila Planalto. Os serviços ocorrem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 11h e das 12h às 16h.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.