Meteorologia alerta para risco de chuvas intensas, raios, ventos fortes e granizo

Confira no mapa a previsão do tempo para todas as regiões do Estado.

Cb image default

A previsão do tempo para esta segunda-feira, 19 de outubro, é de chuva em todo o Estado. Em Jardim, Dourados, Ivinhema, Sete Quedas, Coxim e Sonora são esperadas pancadas isoladas. Nas demais regiões a chuva deve ser mais intensa, mas para todo o Estado permanece o alerta de condições atmosféricas adversas, com risco de raios, ventos fortes e granizo.

De acordo com o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a previsão é de céu parcialmente nublado passando a nublado a encoberto. A variação na umidade relativa do ar está estimada entre 50% a 85% ao longo do dia. Vento fraco a moderado com possibilidade de rajadas em todas as regiões.

As temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre a mínima de 20°C e máxima de 35°C. Em Campo Grande a mínima será de 22° e a máxima não deve passar dos 32°C. Amanhã as temperaturas entram em declínio, devendo ficar mais baixas dois graus em relação a esta segunda-feira.

Recomendações – Para esta semana o Cemtec-MS renova as recomendações para a população se proteger dos temporais, que podem ocorrer repentinamente.

Em caso de ventos fortes: não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda.

Em caso de chuvas fortes: Jamais permita que alguém suba nos telhados após a chuva, há risco de queda; não enfrente pontos de alagamentos ou enxurradas temporárias, procure rotas alternativas; se estiver no trânsito, procure lugar seguro e espere a chuva passar. Caso não conseguir, dirija sempre devagar, acenda farol baixo, mantenha distância de veículos a sua frente.

Em caso de raios: Evite estar em local aberto; não se abrigue embaixo de árvores; não esteja próximo a cercas de metal; esteja calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.

Em caso de granizo: Colocar papelão para forrar por dentro o para-brisa do carro. Isso evita que, em caso ocorra quebra do vidro por granizo, os cacos machuquem ocupantes. Após a chuva de granizo, o piso fica escorregadio, recomenda-se cuidado ao se deslocar.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.