PMA salva dupla de pescadores que se afogavam no rio Paraná, depois de caírem de embarcação

Outro que não sabia nadar e estava à deriva no rio também foi resgatado

Cb image default
Viatura policial. Imagem: (Divulgação/PMA)

Uma coincidência temporal permitiu que quatro Policiais da PMA de Naviraí, salvassem dois pescadores que dificilmente escapariam de morrer afogados.

 Na quinta-feira (15) no início da noite, a equipe que executava patrulhamento fluvial pelo rio Paraná, na região conhecida como Ilha da Baunilha, efetuava a abordagem de uma embarcação, onde estava um médico, que é vice-prefeito da cidade de Itaquiraí, em companhia de outro homem, quando ouviu alguém pedindo socorro nas proximidades.

Rapidamente a equipe foi ao local e avistou um homem dentro da água se debatendo e fazendo gestos com braços com iluminação de uma lanterna e ainda um com outro homem em uma embarcação à deriva aos gritos, dizendo: “estão se afogando”. Um dos policiais saltou na água com o intuito de salvar a vítima, momento, em que o homem que estava na embarcação informou que havia outro ocupante da sua embarcação na água sendo levado pela correnteza, informando o nome da vítima.

Como o Sargento que saltou com colete salva-vidas e já havia garantido a vida da primeira vítima que já se afogava por estar cansado e sem colete salva-vidas, os outros três policiais desceram a correnteza e avistaram a outra vítima com um braço levantado, pedindo socorro. Um dos policiais pulou na água para resgatar a vítima, porém, por ser início da noite, já escuro e devido à forte correnteza e ainda o homem estava sem colete salva-vidas e se debatendo muito, mesmo com colete salva-vidas, o policial começou afundar juntamente com a vítima.

Nesse momento, rapidamente, o outro policial saltou na água para também auxiliar no resgate, porém a forte correnteza continuava arrastando os três. Então, o policial que pilotava o barco manobrou para aproximação e retirada da vítima e dos dois militares da água, porém, a forte correnteza e a pouca luminosidade continuavam dificultando a aproximação. Depois de algum tempo, a embarcação aproximou-se o máximo possível, e o policial da embarcação esticou os braços e, depois de seguros, vítima e policiais foram puxados para a embarcação.

A embarcação da PMA retornou e retirou da água o policial que estava com a primeira vítima que também estava sem colete salva-vidas. Neste momento, o médico, vice-prefeito de Itaquiraí, que havia sido abordado antes pela fiscalização, chegou ao local e examinou os afogados, de 31 e 44 anos, residentes em Naviraí e consultou a vítima de 44 anos que ficara na embarcação, residente em Itaquiraí.

A QUEDA DAS VÍTIMAS NA ÁGUA

O homem que estava à deriva na embarcação relatou que não sabia nadar e nem pilotar barco, aliás, nem ligar o motor. Segundo ele, o homem, de 44 anos, salvo depois de levado pela correnteza, estava com sintomas de embriaguez e havia se desequilibrado e caído na água, e o primeiro socorrido de 31 anos, cunhado dele, havia pulado na água no intuito de salvá-lo, não logrando êxito devido a correnteza e, cansado, começava também a se afogar. Quanto a ele, ficara a deriva por não saber nadar e nem pilotar a embarcação e, dessa forma, só podia gritar por socorro.

As vítimas socorridas foram levadas ao Porto Santo Antônio e o médico que acompanhou, fez uma nova avaliação clínica dos três resgatados e informou à equipe da PMA que todos estavam bem, apesar do susto. 

Eles foram orientados pelo médico a trocar as roupas encharcadas, pois estava frio, então havia risco de hipotermia. Hoje (16), por volta das 8h00, a equipe entrou em contato com as vítimas para saber se estavam bem, sendo informada que todos encontravam-se restabelecidos e bem de saúde, ocasião em que aproveitaram para agradecer imensamente à equipe.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.