Prefeitos de MS se reúnem com direção-geral da Itaipu no Paraná

Gestão de resíduos sólidos esteve entre as pautas abordadas, já que tem impacto direto no reservatório da Itaipu

Cb image default
Prefeitos se reuniram na Itaipu (Divulgação, Itaipu)

Os prefeitos representantes do Conisul (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Sul do Mato Grosso do Sul) se reuniram nesta segunda-feira (17) com o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, no Paraná. Ao todo, 14 prefeitos ou representantes participaram da reunião e também de visita técnica à usina.

A pauta da reunião teve a discussão de estratégias para fortalecer a parceria entre os municípios do Consórcio e a Binacional. Participaram do encontro representantes dos municípios de Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru.

Execução de convênios dentro do devido prazo e a colaboração na gestão de resíduos sólidos também estiveram em discussão. Segundo Verri, a reunião representou “um reforço da parceria da Itaipu com esses municípios”.

O diretor ressaltou o papel dos municípios na gestão desses resíduos, que impactam o reservatório. Também tratou da necessidade de manter uma relação constante, para garantir a preservação ambiental.

Itaipu Mais que Energia

Durante a reunião, Luciano Inacio, da assistência da Diretoria de Coordenação da Itaipu, respondeu às dúvidas referentes aos prazos e execuções do edital Itaipu Mais que Energia, em parceria com a Caixa Econômica Federal. Alguns prefeitos estão assumindo o cargo pela primeira vez e estão se inteirando dos temas.

O programa Itaipu Mais que Energia é uma iniciativa da binacional, que, desde 2023, abrange diversas ações voltadas para a preservação ambiental, apoio a projetos sociais e desenvolvimento regional sustentável.

Cada município pode ter acesso em média a R$ 2 milhões após ter elaborado um projeto, analisado pela Caixa Econômica Federal, e publicado edital.

Cb image default
Visita técnica levou os prefeitos até a usina (Divulgação, Itaipu)

Investimentos

O presidente do Conisul, Rogério de Sousa Torquete, ressaltou a inclusão de 35 municípios de Mato Grosso do Sul viabilizado pelo Edital 1 do programa. “Para nós, essa parceria foi como ganhar na Mega-Sena“, declarou o Torquete.

Ele explicou que os municípios enfrentam dificuldades financeiras, com a maioria das receitas destinadas à saúde, educação e folha de pagamento, o que limita investimentos em infraestrutura e sustentabilidade. Por isso, o apoio da Itaipu pode ser direcionado para projetos como pavimentação de estradas e gestão de resíduos sólidos.

Torquete, que é prefeito de Tacuru, menciona os avanços em infraestrutura rural. “A adequação de estradas, construção de curvas de nível e recuperação de nascentes têm contribuído diretamente para evitar erosões e melhorar a qualidade de vida da população”, diz.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.