A primeira quinzena de outubro registrou acumulado de chuva abaixo da média esperada, aponta o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul).
Segundo o balanço, divulgado nesta sexta-feira (17), os maiores acumulados — entre 45 e 90 milímetros — ocorreram em municípios das regiões extremo sul, sudeste e leste de Mato Grosso do Sul. Já nas regiões pantaneira, centro-norte e nordeste, ocorreram baixos acumulados de chuva — entre 0 e 45 milímetros — durante os primeiros 15 dias.
Anaurilândia, cidade a 377,3 quilômetros de Campo Grande, no entanto, registrou o maior acumulado de chuva, com valor de 106,6 milímetros. Este quantitativo é 8% abaixo do que se espera para o mês todo.
Confira a previsão para os próximos dias em Mato Grosso do Sul.
Sábado (18)
No sábado, o dia permanece com a presença do sol, porém parcialmente nublado, com aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia. Há também a possibilidade de chuvas e tempestades, que podem ocorrer acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. É esperada precipitação acima de 40 mm/24h, principalmente nas regiões centro-sul, sudeste e leste do Estado.
A mudança do tempo acontece por causa da chegada de uma frente fria, junto do ar quente e úmido que vem de outras regiões. Além disso, áreas de baixa pressão e movimentos de ar na atmosfera ajudam a formar a chuva e o tempo instável no Estado.
Estão previstas mínimas entre 16°C e 18°C e máximas entre 23°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. No sudoeste e em regiões pantaneiras, as mínimas devem variar entre 21°C e 24°C e máxima entre 26°C e 29°C.
Já nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 20°C e 24°C e máximas entre 24°C e 34°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 20°C e 22°C e máximas de até 27°C. Os ventos atuam do quadrante sul a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Domingo (19)
Domingo será de tempo firme, com variação de nebulosidade, principalmente na região centro-sul do Estado. É esperado, ainda, que as temperaturas caiam, devido à entrada de uma massa de ar fria, atípica para esta época do ano. É prevista uma queda acentuada das temperaturas, com mínimas entre 12°C e 16°C, sendo os menores valores esperados entre segunda (20) e terça-feira (21).
No domingo, ainda há possibilidade de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento nas demais regiões do Estado, devido ao avanço da frente fria.
Segunda-feira (20)
Já na segunda-feira, o tempo fica firme em todo o Mato Grosso do Sul, devido à atuação do sistema de alta pressão atmosférica que favorece o tempo seco e estável. Estão previstas mínimas entre 14°C e 16°C e máximas entre 24°C e 26°C para as regiões sul, cone-sul e Grande Dourados. Nas regiões pantaneira e sudoeste, as mínimas devem variar entre 18°C e 24°C e máxima entre 29°C e 32°C.
Por fim, nas regiões do bolsão, leste e norte, os termômetros devem registrar mínimas entre 14°C e 22°C e máximas entre 24°C e 32°C. Em Campo Grande, estão previstas mínimas entre 15°C e 18°C e máximas de até 26°C. Os ventos atuam entre o quadrante sul e leste a 40-60 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 60 km/h.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.